8 de julho de 2023
Foto: Reprodução
Agora é oficial: Vitor Roque é do Barcelona. O Athletico-PR e o time espanhol assinaram contrato de venda do atacante neste sábado, 8. Os valores fecharam em 74 milhões de euros no total, entre fixo, bônus e impostos. Assim, o total pode chegar perto dos R$ 400 milhões, na cotação atual. A negociação é, no papel, a segunda maior da história do futebol brasileiro. Vitor Roque ultrapassou os 72 milhões de euros de Endrick do Palmeiras para o Real Madrid e só fica atrás dos 88,4 milhões de euros de Neymar do Santos para o Barcelona, em 2013.
No segundo jogo sem o técnico Luís Castro, que deixou o clube para comandar o Al Nassr, da Arábia Saudita, o Botafogo tem uma prova de fogo pela frente. O líder do Campeonato Brasileiro encara o vice-líder Grêmio, neste domingo, às 18h30, na Arena do Grêmio, pela 14ª rodada. A diferença entre eles, neste momento, é de sete pontos: 33 a 26. O Botafogo vem de quatro vitórias consecutivas na competição, aparecendo como líder isolado, com 33 pontos e com ‘gordura’ acumulada para dois jogos. Na última rodada, o clube carioca venceu o Vasco por 2 a 0, no clássico carioca.
O Grêmio, por sua vez, vem fazendo uma campanha surpreendente e tem 26 pontos. O clube gaúcho, invicto em casa, ganhou do Bahia, na última rodada, por 2 a 1, e conta com o uruguaio Suárez para superar o rival carioca. O craque mostrou certo desconforto no joelho, mas treinou normalmente e foi relacionado pelo técnico Renato Gaúcho. Ele foi preservado do jogo com o Bahia, em Salvador, que terminou empatado por 1 a 1, pela Copa do Brasil, mas retorna para o duelo decisivo pela liderança.
Dois anos e 11 meses depois, Alexandre Pato pode voltar a atuar com a camisa do São Paulo. Oficializado como reforço da equipe do Morumbi em junho, o atacante está pronto para jogar pela primeira vez com Dorival Júnior neste domingo, contra o Bragantino pelo Brasileirão, às 16h, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Contratado após um período no São Paulo se recuperando de uma grave lesão ligamentar no joelho, sofrida quando ainda era jogador do Orlando City, Alexandre Pato treinou com o elenco durante pouco mais de um mês para se recondicionar fisicamente e ter condição para poder voltar a atuar.
No período, sempre que foi questionado pela imprensa sobre o retorno do atleta, Dorival Júnior deixou claro que teria calma, paciência e elogiou a melhora de desempenho de Pato nos treinamentos. Após a vitória do São Paulo no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o treinador foi questionado sobre a possibilidade de Pato atuar no fim de semana e foi direto ao explicar o que pensava em fazer. “O Alexandre (Pato) está começando a ser inserido. Espero que possa contar com ele o mais rápido possível. Talvez em Bragança (contra o Bragantino), ou talvez no jogo seguinte. Mas está aberta a possibilidade em Bragança”, explicou o técnico.