6 de julho de 2023
Chocolate ao leite e o chocolate branco são considerados os favoritos do público./ Foto: Reprodução.
Débora Meira
PASSOS – Estabelecimentos de Passos devem promover descontos nesta sexta-feira, 7, por conta da celebração do ‘Dia Mundial do Chocolate’. Alguns acreditam que o dia marca a chegada do chocolate na Europa, em 1550. Antes disso, o cacau, matéria-prima da mercadoria, somente era cultivada pelos maias e astecas.
Segundo a vendedora de uma loja especializada, Isadora Maria, hoje será ofertado várias promoções, que iniciaram neste mês. “Por causa do mês do chocolate, decidimos fazer essa alteração nos preços para que os consumidores possam comprar doces sem preocupações. Esses descontos vão até o final do mês”, diz.
“Nós estamos com vários descontos em tabletes de chocolate, na compra de três o valor saí por R$9,90. Os premiuns também estão com o preço promocional”, diz.
Segundo a vendedora, os sabores mais procurados na loja durante este mês costumam ser chocolate ao leite e o chocolate branco, considerados os favoritos do público. Ainda segundo ela, o horário do almoço costuma ser o momento de maior fluxo de clientes, pois muitos trabalham próximo ao estabelecimento e aproveitam para deliciar um doce, comenta.
Segundo informações da loja, o estoque de chocolate é reposto diariamente para que o público possa encontrar com facilidade os produtos favoritos.
“Em comemoração às festas juninas e julinas, nós lançamos também sabores especiais para essa época do ano, como o Monte Belo de pipoca e as trufas de quentão, arroz doce e paçoca, que serão vendidas em edição limitada”, diz.
Para a nutricionista Ana Claudia Longuinhos Silva, o chocolate traz vários benefícios por conta dos nutrientes presentes no cacau. “É um potente antioxidante, ou seja, eliminam radicais livres que matam as células, além de também aumentar a sensação de bem-estar”, destaca.
Porém, segundo a profissional, o consumo deve ser consciente e moderado, evitando comer uma barra inteira, por exemplo, além da escolha pelos chocolates com 70% ou mais de cacau. “O pior tipo de chocolate para o consumo é o branco, feito da manteiga do cacau e não traz benefício e concentra alto índice de açúcar”, adverte.
“Se você é uma pessoa saudável, a dica é consumir o de 70% ou 80% (cacau), em média uns 25 gramas, podendo ser consumido inclusive diariamente dentro de uma alimentação equilibrada. Para mulheres na fase de tpm ajuda muito incluir na alimentação. Já para as pessoas diabéticas o ideal é consumir o cacau 100%. Agora para as crianças, o produto deve ser consumido a partir dos dois anos de idade. Antes disso, o recomendado é somente o leite materno e a introdução aos poucos de frutas, verduras e legumes. O mel também só é permitido após os dois primeiros anos”, informou a nutricionista.
Segundo um estudo publicado pela revista internacional Depression & Anxiety, o consumo de chocolate amargo duas vezes ao dia reduz 70% os relatos de sintomas depressivos em relação as pessoas que não consumiram. A explicação vem do cacau que é rico em triptofano, um aminoácido que auxilia o sistema nervoso central a equilibrar a produção de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade, do sono, da ansiedade, do apetite e do líbido.