21 de junho de 2023
Foto: Reprodução.
Yngrid Horrana
PASSOS – A Prefeitura de Passos investiu R$ 5 milhões para a retomada da obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Betinho. Segundo a administração, a obra deve iniciar na próxima semana e finalizar em dezembro deste ano.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o posto de saúde deve fornecer atendimento pediátrico e outras especialidades em geral, com capacidade ainda para oferecer assistência médica para aproximadamente 9 mil cidadãos.
Segundo a pasta, a prefeitura deve abrir um processo seletivo para o ingresso de agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros para atuarem na unidade.
“É uma UBS tipologia 2, que será sede de duas Estratégias de Saúde da Família (ESF), quatro consultórios dentários e uma sala de vacina”, informou a enfermeira do ESF Clarissa Carneiro Leão Batista.
Segundo a profissional, esse modelo de UBS foi implementado pelo Ministério da Saúde com intuito de ampliar e aprimorar a atenção básica no território nacional. “Objetivo principal é terminar a obra que está parada desde 2015 e entregar para a população passense mais uma UBS”, comentou.
Conforme ainda a enfermeira, a criação dessa UBS foi aprovada em 2014, no entanto, impasses envolvendo questões governamentais impactaram no cronograma do projeto.
“Com a troca de governo estadual na época, entre Anastásia e Pimentel, todas as obras do estado foram paralisadas por corte no envio da verba para o término da construção. Sendo o prédio de posse do estado impossibilitou que o município desse continuidade as obras mesmo com o uso de recursos próprios”, disse.