21 de junho de 2023
Encontro técnico do Tribunal de Contas contou com a participação de prefeito, vereadores e técnicos de várias cidades da região./ Foto: Divulgação.
PASSOS – O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE), responsável pela fiscalização e controle da administração financeira e orçamentária do estado, realizou nesta quarta-feira, 21, uma capacitação na sede da Câmara Municipal de Passos.
O encontro técnico proporcionou uma formação sobre as inovações legislativas e os desafios enfrentados pela administração pública.
Durante a capacitação, foram abordados diversos temas, como a nova lei de licitação, a padronização da classificação de recursos, o reequilíbrio econômico-financeiro em contratações públicas, boas práticas para a contratação de obras e serviços de engenharia, gestão fiscal na fiscalização do TCE, ouvidoria e comunicação voltadas para o cidadão, e o ‘Observatório AMM’, uma ferramenta tecnológica que oferece diagnósticos situacionais dos municípios mineiros.
Autoridades, vereadores e prefeitos estiveram presentes, aproveitando a oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre os assuntos abordados. A programação será concluída no dia 22 de junho, com oficinas realizadas no IF Sul de Minas, campus Passos, onde deve ser abordado cinco temáticas relacionadas à capacitação e administração pública.
Durante seu discurso, Henrique Lima Quites, diretor do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência (Suricato/TCE-MG), representando o presidente do TCE-MG, Gilberto Diniz, destacou a importância do trabalho realizado pelo TCE e o desafio de aproximar o órgão dos municípios, agradecendo ainda a presença de todos os participantes e ressaltando a relevância da capacitação para o trabalho na administração pública.
Para Henrique, o trabalho desenvolvido no Suricato visa aproveitar o vasto volume de dados e informações do TCE-MG, provenientes de diferentes fontes, como sistemas informatizados, bases de organizações parceiras e dados da web.
A presidente da Câmara, Aline Macêdo, agradeceu a presença de todos os participantes e ressaltou a importância da capacitação para os agentes públicos, especialmente diante dos desafios impostos pela nova lei de licitação. Aline também destacou a relevância do trabalho do TCE no apoio ao setor público diante da complexidade das licitações.