19 de junho de 2023
Foto: Divulgação.
TÁ DANADO!
Um morador denunciou um abandono de um cão no bairro Colégio de Passos. De acordo com o relato, uma moradora se mudou e abandonou o animal na antiga residência.
“Esse simpático cãozinho, que tem idade indefinida e muito amor para oferecer foi abandonado por uma moradora no bairro Colégio de Passos. Ele fica em frente da antiga casa esperando pela ex-tutora, que o descartou como se fosse um móvel velho que não coube na mudança. Um morador da região está alimentando o cãozinho, mas ele tem outros animais que não aceitaram o novo ‘colega’”, disse o morador.
“O abandono de animais é crime, de acordo com a lei nº 9.605/98, no artigo 32. Tal legislação estabelece que praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode resultar em detenção de três meses a um ano, além de multa. Se alguém puder ficar com ele, pedimos que entre em contato com o Sr. Giovani, pelo celular (35) 9251-3559”, ressaltou o morador.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento (Semab), que mantém a Comissão de Bem-Estar Animal, a pessoa que praticou o abandono do animal deve ser multada e orientada a cuidar do cachorro. Porém, é necessário ser feito uma denúncia formal na Polícia Militar ou na Prefeitura de Passos, por meio da Semab.
Ainda conforme a secretaria, o município não mantém canil e futuro hospital veterinário ainda está em processo licitatório. A orientação neste caso é a realização da denúncia, com a qualificação e endereço da pessoa que abandonou o animal ou ainda que procurem uma das várias Organizações Não-Governamentais (ONGs) do município.