14 de junho de 2023
Núcleo da Unimed, na Rua Lavras, é um dos pontos de arrecadação de alimentos para a campanha./ Foto: Divulgação.
PASSOS – A Unimed Sudoeste de Minas está promovendo a campanha “Troca Solidária”, para arrecadação de alimentos não perecíveis que serão destinados a Cantina Bernadete, instituição beneficente de Passos que atende várias famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente na região do bairro Novo Horizonte e adjacências.
As doações podem ser entregues até o dia 4 de julho em dois pontos de coleta: na Sede Administrativa da Unimed Sudoeste de Minas, que fica na Avenida Dr Breno Soares Maia, nº 264, no bairro Belo Horizonte e no Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed, que fica na Rua Lavras, nº 568, no bairro Muarama.
Segundo a Unimed, quem fizer a doação de dois itens que compõem a cesta básica, como arroz, feijão, óleo de cozinha, farinha de trigo, farinha de mandioca, macarrão, molho de tomate e sal, por exemplo, ganhará uma sacola ecológica, produzida com lonas usadas em materiais publicitários da cooperativa de trabalho médico e foi feita pelas artesãs da Associação Passense de Artesanato (Aspart).
“A campanha ‘Troca Solidária’ faz parte do ‘Dia de Cooperar’ da Unimed Sudoeste de Minas, que é uma iniciativa da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), da qual participamos desde quando foi criada, em 2009. Por um lado, a campanha pretende estimular a solidariedade, entre nossos clientes, cooperados, colaboradores e toda a sociedade, motivando-os a contribuir com a Cantina Bernadete, que realiza um trabalho social muito importante na cidade. Por outro lado, a troca pela sacola retornável visa promover a sustentabilidade ambiental, uma vez que esta bolsa substitui o uso de sacolas de plástico descartáveis, que podem demorar de 400 a 1.000 anos para se decompor na natureza. Também buscamos com a confecção desta bolsa evitar o descarte incorreto das lonas de materiais publicitários e estimular a economia local, já que compramos a produção delas das artesãs da Aspart”, detalha o diretor-presidente da Unimed Sudoeste de Minas, Cláudio Antônio Félix de Oliveira.
De acordo com a Unimed, os alimentos arrecadados serão enviados para a sede da Cantina Bernadete no dia 6 de julho, quando a equipe de Fisioterapia e Psicologia da Unimed realizará uma orientação em saúde para a população que frequenta o espaço. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, tradicionalmente celebrado no primeiro sábado do mês de julho.
“Vale lembrar que a Unimed é uma cooperativa de trabalho médico, que preza pelo cumprimento dos princípios cooperativistas. Dentro destes princípios temos o interesse pela comunidade, que significa que as cooperativas devem trabalhar para o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade onde está inserida. No caso da campanha Troca Solidária isso se reflete no estímulo à doação de alimentos não perecíveis para a Cantina Bernadete, buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas que são atendidas pela instituição. Também se reflete na reciclagem de resíduos, na transformação das lonas em bolsas ecológicas, no estímulo à atividade artesanal local e na promoção de uma cultura de sustentabilidade ambiental”, acrescenta Cláudio Félix.
O Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009. Seu principal objetivo é o incentivo ao voluntariado e aos impactos sociais transformadores nas comunidades. Desde 2015 acontece em todo o Brasil, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos.
Com o lema “Atitudes Simples movem o mundo”, as milhares de ações voluntárias realizadas, ano após ano, fazem do Dia C o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil. Os projetos idealizados em cada cooperativa são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).