9 de junho de 2023
Com o slogan “Prevenção: Compartilhe esta ideia”, secretaria prevê três grandes ações nos municípios mineiros./ Foto: Reprodução.
BELO HORIZONTE – Entre os dias 19 e 26 de junho, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Subpod), deve realizar a “Semana Estadual de Prevenção às Drogas”.
Segundo a Sedese, a campanha de 2023 vai ter como slogan “Prevenção: Compartilhe esta ideia”, com os objetivos de intensificar a difusão de informações sobre os danos sociais e agravos à saúde decorrentes do uso/abuso de álcool e outras drogas; disseminar boas práticas no campo da prevenção ao consumo; dar visibilidade aos fatores de proteção contra estes hábitos; fomentar a perspectiva intersetorial da prevenção; e mobilizar e engajar a sociedade no fortalecimento e no compartilhamento da agenda de prevenção em todo o território mineiro.
O “Dia D” da campanha está previsto para ocorrer em 23 de junho, quando será realizada uma ação em Belo Horizonte. Em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) serão realizadas blitze educativas na capital, na região metropolitana e em locais estratégicos dos municípios envolvidos na campanha.
“A ideia com relação ao tema proposto é promover a sensibilização de todos os atores sociais, no intuito de se comprometerem com a perspectiva da prevenção às drogas, sendo protagonistas e compartilhando a ideia nas suas diferentes áreas de atuação, como nas famílias, nas escolas, na cultura, no esporte, na assistência social, na saúde, nos espaços de controle social, nas atividades comunitárias, naquelas voltadas à espiritualidade, dentre outras. A intenção é fortalecer esta importante agenda no estado, de forma a fazer de Minas Gerais um território de referência nacional”, pontuou Mariana Pimentel, secretária adjunta de Desenvolvimento Social.
Ainda segundo a secretária adjunta, “o intuito também é levar uma mensagem positiva de promoção da saúde, valorização da vida e fortalecimento dos fatores de proteção, como vínculos familiares e sociais fortalecidos, desenvolvimento de habilidades sociais, convívio social saudável, autoestima desenvolvida, respeito às leis e normas sociais, boa inserção e adaptação no ambiente escolar e construção de um projeto de vida.
Além das blitze e da campanha educativa, estão previstas distribuições de materiais educativos nos municípios, conselhos e em outros pontos estratégicos, em articulação com as 22 diretorias regionais da Sedese-MG.
A Semana Estadual de Prevenção às Drogas será realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), organizações da sociedade civil, grupos anônimos, Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conead), dentre outras entidades e atores sociais.
No encerramento da Semana (26 de junho) é celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).