9 de maio de 2023
Dos 25 ACS ativos em Itaú, 20 serão formados no curso técnico./ Foto: Divulgação.
Rafael Marcon
ITAÚ DE MINAS – O programa “Saúde com Agente”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) fez a entrega de kits de trabalho para os 20 agentes comunitários de saúde (ACS) que estão em processo final de formação no município de Itaú de Minas. A entrega foi realizada na última semana.
Os kits estão avaliados em torno de R$10 mil e são compostos por colete, boné, mochila impermeável, protetor solar, aparelho de aferição arterial, aparelho de medição de glicemia e oxímetro. De acordo com a chefe das unidades de Programa de Saúde da Família (PSF), Patrícia de Fátima Neto Amorim, os agentes comunitários agora estão aptos para realizar os procedimentos das atividades necessárias ao trabalho.
“Hoje em Itaú são 25 agentes ativos, onde 20 passaram no processo seletivo para realizar o curso técnico do Agente Comunitário de Saúde e receberam os kits. O ACS é um elo entre a comunidade e a unidade de saúde. Ele presta atenção do paciente até aos domicílios, acompanhando e monitorando a saúde das pessoas”, disse.
Segundo Patrícia, o curso teve início em julho do ano passado, na plataforma virtual da UFRGS junto ao Ministério da Saúde, e tem previsão de encerramento em julho deste ano. O “Projeto Saúde com Agente” oferece curso técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os ACS e curso técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).