3 de maio de 2023
Já são 24.323 casos prováveis da doença na região neste ano./ Foto: Arquivo FM.
PASSOS – Os municípios da região atingiram 9.737 casos confirmados de dengue. Segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias (SES-MG) relativos ao dia 27 de abril, os últimos disponibilizados, já são 24.323 casos prováveis da doença na região neste ano.
Passos, com 10.907 notificações e 6.615 casos confirmados de dengue, é o município do Sul de Minas com maior número de registros. De acordo com as últimas informações da SES, a cidade tem quatro óbitos confirmados e quatro em investigação.
Neste ano, o número de casos confirmados de dengue na região, relativos a 16 semanas epidemiológicas, até o dia 27 de abril, já está próximo das 10.902 notificações da doença registradas em 52 semanas no ano passado.
São Sebastião do Paraíso, com 4.674 casos prováveis, sendo 92 confirmados, é a segunda cidade da região em número de notificações. No município, a SES confirmou uma morte por dengue e outros quatro óbitos estão em investigação.
Itaú de Minas, com 2.409 casos prováveis, sendo 251 confirmados, duas mortes confirmadas e quatro em investigação, é o terceiro município em número de notificações e o segundo em mortes confirmadas neste ano.
Em Piumhi, que tem 865 casos prováveis, sendo 219 confirmados, segundo a SES, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na última terça-feira, 2, no centro e em diversos bairros da cidade, a operação de fumacê pesado.
De acordo com informações da Prefeitura de Píumhi, a pulverização deve ser feita no início da manhã, entre 6h e 9h, e no final da tarde, das 16h às 21h. A ação teve início no Loteamento Morada do Sol (Lagoa de Trás) e, a partir dessa primeira etapa, deve seguir a programação que foi dividida em cinco ciclos, para que os carros com inseticida circulem em todo o município, em um período que deve durar até dois meses.