20 de abril de 2023
Foto: Arquivo FM.
PASSOS – A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), unidade Passos, está desenvolvendo o projeto “Comunicação e Sociedade: ações técnico-científicas para autonomia profissional de entidades de terceiro setor“.
De acordo com informações da instituição de ensino, o projeto conta com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e tem por objetivo contribuir na estruturação de técnicas, procedimentos e apontamentos para a melhoria da comunicação social de instituições filantrópicas. Um dos motivos apontados pela Uemg para o desenvolvimento do projeto é o impacto da pandemia de covid nas chamadas entidades do Terceiro Setor, como falta de apoio financeiro e de doações.
Segundo o coordenador do projeto, Samuel Ponsoni, a proposta é promover ações de divulgação, reportagens, entrevistas, manutenção e estruturação de mídias sociais, entre outras tarefas, para as entidades selecionadas, como a Associação dos Deficientes Visuais de Passos (Revver).
De acordo com informações da Uemg, a Revver atua há 15 anos com pessoas com deficiência visual em Passos e o cofundador da instituição, Alaor Rodart, afirma que a associação teve que interromper as atividades durante a pandemia devido a restrições. Com a volta das reuniões presenciais neste ano, os encontros, que eram semanais, estão sendo realizados a cada 15 dias devido à dificuldade dos associados em custear passagem de ônibus de acompanhantes.
Segundo a Uemg, além de enfrentar dificuldades na captação de recursos financeiros, a Revver enfrenta falta de meios e processos adequados para a divulgação e comunicação dos trabalhos e campanhas da instituição.
A instituição que tiver interesse no projeto pode entrar em contato pelas redes sociais @comunicacaoesociedade ou pelo e-mail: comunicacaoesociedade23@gmail.com