Cidadania Destaques

Biblioteca vai doar 80 livros no Dia Nacional do Livro Infantil

17 de abril de 2023

Biblioteca Municipal investe em ações que valorizam o acesso a livros físicos./ Foto: Arquivo FM.

Yngrid Horrana

PASSOS – No Dia Nacional do Livro Infantil, a Biblioteca Municipal Francisco Soares de Melo promove, nesta terça-feira, 18, uma imersão literária para incentivar a leitura e vai doar 80 livros. “A gente quer que as pessoas tenham contato com o livro e tenham interesse no livro físico”, comenta Elisângela Rodrigues Melo Silva, bibliotecária e organizadora da atividade.

A ação tem como objetivo fomentar o hábito de ler entre o público infantojuvenil, sobretudo entre crianças que frequentam a primeira fase do ensino fundamental. Cerca de 80 livros estarão disponíveis para doação, entre romance, ficção científica, fábulas e outros gêneros literários. Interessados podem adquirir um livro, a partir das 8h, na biblioteca, que fica no prédio da Casa da Cultura, na Praça Geraldo da Silva Maia, no centro.

“Hoje em dia a gente nota que caiu demais a leitura. As pessoas não buscam ler um livro físico mais, elas querem ler e-book, kindle, PDF”. Os livros serão expostos em um carrinho, onde um funcionário do local atenderá aqueles que tiverem interesse no material. “É um jeito de a gente fazer as pessoas irem até a biblioteca. Que as pessoas vão lá e conheçam”, afirma.

A ação tem como objetivo construir uma “corrente de leitura”, onde as pessoas serão instruídas a lerem e a repassarem os livros arrecadados no evento. A bibliotecária reforça a importância de ter uma continuidade na movimentação desse material. Segundo Elisângela, o órgão recebe doações de livros, que costumam estar em bom estado de conservação.

Em homenagem ao Dia Internacional do Livro, que será comemorado no próximo domingo, 23, a biblioteca também vai fomentar a leitura. No encontro, que deve reunir as duas datas, os leitores serão presenteados com marcadores de página.

Segundo Elisângela, uma área da biblioteca conta com atividades lúdicas voltadas para o público infantil. “Agora [a biblioteca] tem uma sala infantil, exclusiva para crianças, com jogos, desenhos animados, livros infantis, gibis”, afirma. 

Carteirinha

Para se associar à biblioteca as pessoas devem fazer a carteirinha de leitor. Para fazer o cadastro é necessário apresentar um documento de identidade (RG ou CPF), duas fotos 3×4 e um comprovante de residência recente (menores de 14 anos devem estar acompanhados de um responsável). O procedimento é feito na Casa da Cultura e na Biblioteca Professor Francisco Soares de Melo, das 7h às 16h.