15 de abril de 2023
Foto: Reprodução.
Yngrid Horrana
CÁSSIA – Com objetivo de fomentar o desenvolvimento financeiro e a produção autônoma, a Prefeitura de Cássia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar Minas) promovem um curso de alimentos defumados com foco no empreendedorismo, de 24 a 28 de abril, em Cássia. A Sala Mineira do Empreendedor é responsável pelo projeto e o objetivo é repassar conhecimento e técnicas de charcutaria artesanal.
O curso oferece um panorama sobre a produção de embutidos e defumados, tendo como finalidade capacitar profissionais e apresentar novos formatos de negócio com incentivo à produção microempreendedora. De acordo com a nutricionista e colaboradora do Senar Arlyna Franklin, o curso será concentrado na produção de alimentos para fins comerciais. Ela afirma que a charcutaria é uma área que tem crescido no cenário nacional e é uma fonte de oportunidade para quem deseja se consolidar no mercado.
A instrutora afirma que a proposta é fazer com que os participantes concluam o curso com embasamento teórico e técnico. Nas aulas teóricas, os alunos verão conteúdos como raças de suínos, abate e inspeção, leis de comercialização, leis de fiscalização e precificação dos produtos. Para colocar os conteúdos em prática, eles farão 13 produtos: bacon, presunto, tender, copa-lombo, costelinha, lombo, kit feijoada, torresmo, pele à pururuca, pé de porco, rabo de porco, linguiça fresca e defumada.
Além da abordagem sobre o preparo de carnes, as aulas terão sessões dedicadas à manipulação dos alimentos: “Esse curso vem com uma parte de higiene muito completa, porque não tem como a gente começar a mexer no suíno sem estar com corpo, mãos, utensílios totalmente higienizados e sanitizados”, disse a nutricionista.
“Eu espero que o aluno consiga absorver e aprender o máximo possível durante esses cinco dias, que depois possa executar e mudar a sua vida. Tanto para pessoas que têm interesse em vendas como para o consumo familiar”, afirmou Arlyna Franklin.
As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser realizadas na Sala Mineira do Empreendedor, localizada na Praça Juscelino Kubitschek, 108, na Câmara de Cássia. Os documentos necessários para a finalizar o cadastro são: RG, CPF e comprovante de residência (conta de energia, água, internet).
No caso de produtores rurais, é necessário a adição dos documentos referentes à propriedade, como: nome completo da fazenda e número do nicho. O cadastramento on-line pode ser realizado por meio do WhatsApp da entidade: (35) 999014547.
A coordenadora da Sala Mineira do Empreendedor em Cássia, Mariângela Batista, afirma que o curso conta com uma contribuição de “recurso permanente” para a realização das aulas práticas de defumados suínos. “A gente compra um porco inteiro, limpo, e divide o valor entre os participantes. Todo mundo participa da produção dos produtos, da defumação das peças, e tudo que é feito o participante leva embora”, disse.
O curso será realizado entre os dias 24 e 28 de abril, das 8h às 17h. As aulas estão previstas para serem sediadas no Rotary Club, na Avenida Ildefonso Del Bianco, 870. O local será definido no decorrer da semana, em reunião com a organização do evento.
Ao todo, serão 40 horas de curso segmentado em disciplinas teóricas e práticas. Os materiais de aula serão fornecidos pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e pelo Senar. Exceto nas aulas práticas de defumados, o valor do suíno será dividido em partes iguais para todos os aprendizes.