1 de abril de 2023
PASSOS – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos realizou, na última sexta-feira, 31, o pagamento de R$ 68 mil para 49 produtores rurais por meio do projeto Bocaina Produtor de Água, implantado no município em 2017.
De acordo com informações do Saae, o Ribeirão Bocaina é responsável pelo abastecimento de 62% da população em Passos e esta foi a terceira parcela dos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). O projeto é desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e outros órgãos.
“Chegamos a esta etapa de celebração com os produtores rurais com alegria. O Sindicato Rural é parceiro desde o início dos trabalhos e membro atuante em todas as etapas desse projeto vitorioso iniciado na gestão passada e continuado pela atual gestão com responsabilidade e a seriedade necessária. O produtor rural cuida das propriedades, quem não cuida são pessoas da cidade”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (Sinrural), Darlan Esper Kallas.
De acordo com o diretor do Saae, Esmeraldo Pereira, o maior parceiro é do projeto é o produtor rural. “Temos o maior orgulho de estar aqui hoje para este modesto, mas muito simbólico pagamento, para preservar a Bacia do Bocaina”, afirmou.
“Até tem a obrigação legal, mas todos esquecem que essa obrigação está na lei para a proteção de um direito coletivo, de todos nós e esse programa surgiu com o objetivo de contribuir para aqueles que abrem mão para cuidar e conservar um pedacinho de sua terra com zelo e carinho para as nascentes para que todos tenham água em quantidade e qualidade”, afirma o diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão da Água (Igam), Marcelo da Fonseca.
“O momento é de festejar aquilo que vocês plantaram e agora estão colhendo. Este é um trabalho gradativo e sabemos a importância do produtor rural e do produtor rural consciente”, disse o prefeito Diego Oliveira.