Destaques Saúde

MP quer reunião com SRS e prefeitura sobre dengue

30 de março de 2023

Foto: Arquivo FM.

Luciene Garcia

PASSOS – O promotor de Justiça Eder Capute anunciou nesta quinta-feira, 30, que vai fazer uma reunião com representantes da Prefeitura de Passos, Superintendência Regional de Saúde (SES-Passos) e vereadores para discutir sobre denúncias de suposta negligência no combate à dengue no município. Até a última segunda-feira, Passos havia registrado 7.125 casos suspeitos e quatro óbitos em decorrência da doença, sendo dois confirmados e dois em investigação.

A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara, composta por Francisco Sena, Luis Carlos do Souto Júnior (Dentinho) e Dirceu Soares, encaminhou uma representação no Ministério Público denunciando supostas irregularidades no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela.issor.

Os vereadores levaram-me preocupação com a condução dos trabalhos referentes ao combate da dengue. Farei uma reunião com representantes do município (administração), Superintendência Regional de Saúde e os referidos vereadores para discussão do assunto e adoção de eventuais providências. Espero fazer isso logo após a Páscoa, em razão da paralisação da Semana Santa”, disse o promotor.

Na representação, os parlamentares apresentaram documentos de metas que não teriam sido cumpridas desde o passado. “Os cidadãos estão totalmente desassistidos e merecem e carecem a intervenção do Ministério Público”, disse o presidente da comissão, Francisco Sena.

Segundo a Comissão, entre a suposta negligência por parte da administração estaria a falta de visitas em locais considerados pontos críticos para a proliferação do Aedes aegypti, como borracharias e ferros velhos, por exemplo.

Na semana passada, o secretário de Saúde de Passos, Thiago Salum, acionou a Polícia Civil para apurar denúncias de calúnia, difamação, injúria e ameças que a secretaria estaria sofrendo devido ao número de casos de dengue no município.