30 de março de 2023
Prefeitos da região se reúnem com senador para buscar soluções para problemas municipais./ Fonte: Ascom/AMEG.
PASSOS – Representantes da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) estiveram em Brasília na última quarta-feira, 29, para participar da Marcha dos Prefeitos, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Na ocasião, os prefeitos da região foram recebidos pelo senador Carlos Viana para discutir as principais demandas dos municípios.
Durante o encontro, a 2ª vice-presidente da AMEG, Denise Alves Souza Neves, prefeita de Pratápolis, junta com os prefeitos Luiz César, de Capetinga, Samuel de Matos, de Vargem Bonita, Geovanio Macedo, de Pimenta, Paulo Cesar Vaz, de Piumhi, Felipe Carielo, de Carmo do Rio Claro, e Onésio Andrade, de São Roque de Minas, destacaram os problemas enfrentados pelos municípios após as fortes chuvas, solicitando recursos para reconstrução de pontes, aquisição de maquinário e recuperação da malha viária da região.
Segundo a Ameg, os prefeitos também pediram melhorias nas rodovias da região, citando a BR-146, que liga São João Batista do Glória ao Triângulo Mineiro, passando por Delfinópolis, Sacramento e Araxá, além das rodovias MG-344 e MG-444, que cortam os municípios de Itaú de Minas, Pratápolis, Cássia e Capetinga antes de chegar ao Estado de São Paulo.
A região, que tem forte produção agrícola, precisa dessas estradas em boas condições para o escoamento da produção, que engloba fruticultura, pecuária de leite e corte, além da produção de café e cana-de-açúcar. A região também é conhecida pela grande vocação turística, com o Parque Nacional da Serra da Canastra e o Lago de Furnas.
Os prefeitos também apontaram preocupação em relação aos gastos com educação e saúde, mencionando a dificuldade em cumprir o piso da educação e da enfermagem. Eles solicitaram a renovação e ampliação da frota de ambulâncias do consórcio Cissul/Samu, que atende toda a região sul de Minas.
De acordo com a Ameg, o senador Carlos Viana garantiu que fará todos os esforços necessários para atender às demandas dos prefeitos o mais rápido possível e afirmou que seu gabinete estará sempre aberto aos prefeitos mineiros.