Leitor

Leitor

10 de abril de 2023

Troca de relatoria

Na minha inocência jurídica sempre achei que os ministros do STF julgassem os casos que caem em suas mãos baseados na lei e não no desejo do cliente. Lendo que PSOL, PC do B, partidos aliados de Lula querem trocar a relatoria do processo que está nas mãos do ministro André Mendonça sobre multas bilionárias de leniência, para Gilmar Mendes, fiquei pensando…Se percebo a inclinação de um ministro que não me será favorável, posso trocar por outro que minha causa estará garantida? Triste, se isso for verdade, então sorteio nada vale?

Luciana Lins – Campinas / SP

8 de janeiro

Uma das alegações para não instalar a CPMI de 8 de janeiro é que não vai dar em nada, a exemplo da CPI da Covid-19. Há diferença. A CPI da Covid-19 foi um palanque bem-sucedido para eleger Lula3, ao invés se concentrar nos governadores e prefeitos, nas esferas onde aconteceram desvios e más aplicações, enquanto a força repressora em 8 de janeiro prendeu indistintamente e acusou inocentes, e a CPMI vai esclarecer e objetiva apurar, prender e punir os vândalos e os mandantes. ‘Quem não deve não teme.’ Lula3 está intranquilo e não mede esforços para barrar a CPMI. Precisa explicar?

Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha/ES

Individualização dos atos

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anuncia publicamente o denominado “abril vermelho” e já invade engenhos em Pernambuco em claro atentado à democracia e ao Estado de Direito. E Moraes fica quieto com inquéritos que sequer individualizam os atos atentatórios? O risco e o temor das pessoas de bem é a natural e eventual reação. Cadê Moraes agora? Sumiu. Ou também não consegue individualizar os atos dos invasores?

Jose Rubens de Macedo Soares – São Paulo/SP

Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425