Destaques Geral

11ª Semana de Ciência e Tecnologia de Paraíso terá dragões e dinossauros

10 de maio de 2024

Dragões e dinossauros estão na temática do evento que vai até 16 de junho e deve reunir milhares de pessoas de toda a região / Foto: Roberto Nogueira

S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso iniciou, nesta quinta-feira, 9, a montar a estrutura da 11ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do município. O evento começa neste domingo, 12, e segue até 16 de junho.

Com o tema “Dragões e dinossauros, uma aventura em Paraíso”, a exposição vai durar 34 dias com expectativa de reunir um público de cerca de 80 mil pessoas de toda a região. A evento terá exposições, seminários, simpósios envolvendo escolas e universidades, por exemplo.

Quem passou na tarde de quinta-feira, 9, na região da Praça dos Imigrantes em frente a prefeitura pode perceber uma intensa movimentação com a chegada das carretas e o início da montagem da infraestrutura da feira. O evento acontecerá em uma área de aproximadamente 30 mil m², que foi isolada para receber os estandes, tendas e demais instalações da exposição. Entre as atrações estão 24 elementos robotizados em forma de dragões e dinossauros, além de dispositivos específicos para registros de fotografias.

Igual acontece nos últimos anos a feira é realizada pela prefeitura e tem a parceria de vários órgãos de ensino como a Ufla, Uemg e de órgãos como o Senai, Epamig e outros.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Cícero Barbosa da Silva, afirma que a intenção é reunir não só estudantes, mas também toda a população.

“O público-alvo são os alunos do ensino básico, médio e fundamental, mas teremos atividades com a turma das faculdades e universidades que estarão apresentando seus trabalhos. A exposição abrange o público em geral como um grande atrativo para a comunidade local e regional”, aponta.

De acordo com Cícero, a partir de 2021 a feira ganhou repercussão na região e também em cidades do interior paulista. “Com a dinâmica dos trabalhos que vem crescendo ano a ano nestes 11 anos, a nossa Feira de Ciências passou a ser reconhecida como uma das melhores do interior de Minas Gerais e se tornou referência até mesmo para cidades vizinhas do interior de São Paulo”, destaca.

O secretário relembra que em 2023, foram recebidos visitantes de municípios como Franca, Batatais, Cajuru, Santo Antônio da Alegria e até Ribeirão Preto todas cidades paulistas. De Minas, além da região, foram recebidos visitantes de Varginha, Alfenas, Poços de Caldas e outros municípios.

Nos últimos anos, as atrações foram desde os dinossauros, animais aquáticos e do mundo dos insetos. Agora, em mais uma etapa com a presença de réplicas dos enormes dragões a exposição leva as pessoas a mergulharem no universo imaginário.

“Além das exposições teremos palestras, simpósios, cursos e várias outras atividades voltadas não só para os estudantes, mas também para o público em geral, acreditamos vai ser um grande sucesso”, comenta.

Nos finais de semana a abertura do espaço será às 14h e o encerramento às 22h. Nos demais dias a visita do público poderá ocorrer entre 7h30 às 11h das 13h às 16h30 e ainda das 18h30 às 22h. Apesar do acesso ser gratuito a organização pede a doação de um quilo de alimento não perecível que será repassado a entidades sociais do município. Para o agendamento da visita das escolas da região o contato se dá através do telefone da Secretaria de Ciência e Tecnologia, 3539-1101.