10 milhões de pessoas devem ter isenção no Imposto de Renda

ISENÇÃO SERÁ DE 100% PARA QUEM GANHA ATÉ R$ 5 MIL POR MÊS E DE 75% PARA QUEM RECEBE ATÉ R$ 5,5 MIL / Foto: Reprodução
ISENÇÃO SERÁ DE 100% PARA QUEM GANHA ATÉ R$ 5 MIL POR MÊS E DE 75% PARA QUEM RECEBE ATÉ R$ 5,5 MIL / Foto: Reprodução

BRASÍLIA – Cerca de 10 milhões de brasileiros deverão ser beneficiados com o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para R$ 5 mil anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 18

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou que a proposta terá impacto neutro sobre a arrecadação do governo, apenas redistribuindo a renda.

“É um projeto equilibrado do ponto de vista fiscal e que busca a justiça social. Com ele, não se pretende arrecadar mais nem arrecadar menos. Com ele, se pretende fazer justiça, garantir que as famílias até essa faixa de renda possam ter até o final do mês um alento, um aconchego maior”, declarou o ministro na cerimônia de assinatura do projeto, no Palácio do Planalto.

“Nós estamos falando que 141 mil pessoas que ganham acima de R$ 600 mil, acima de R$ 1 milhão por ano, vão contribuir para que 10 milhões de pessoas não paguem imposto de renda. É simples assim, como se fosse dar um presente para uma criança”, afirmou o presidente Lula durante o anúncio.

A isenção vai gerar uma renúncia fiscal prevista em R$ 25,84 bilhões e será financiada por meio da taxação de cerca de 141,3 mil pessoas que ganham mais de R$ 50 mil por mês. O governo também pretende tributar a remessa de dividendos para o exterior, em qualquer valor e apenas quando o dinheiro for destinado a cidadãos estrangeiros.

Aumento da isenção

Caso seja aprovada pelo Congresso, a proposta valerá a partir de 2026. O governo pretende não apenas elevar a faixa de isenção do imposto de renda para R$ 5 mil como conceder um desconto parcial para quem ganha entre R$ 5 mil e R$ 7 mil por mês.

Acima de R$ 7 mil, a tabela progressiva do imposto de renda será aplicada normalmente. Atualmente, a isenção da tabela do imposto de renda pessoa física beneficia apenas quem ganha até R$ 2.259,20.

“Essa é a primeira reforma da renda significativa do país porque mexe numa ferida social de longa data. A todo instante, lembramos que o Brasil figura entre as dez maiores economias do mundo, mas também figura entre as dez mais desiguais”, disse Haddad na apresentação do projeto.

A tributação sobre altas rendas, ressaltou o Ministério da Fazenda, vai atingir 0,13% dos contribuintes e apenas 0,06% da população. Essa parcela paga somente 2,54% de alíquota efetiva média de Imposto de Renda porque a maior parte dos rendimentos é isenta. Enquanto isso, o trabalhador com carteira assinada tem, em média, 69,18% da renda tributada com alíquota de até 27,5% de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

 

Últimas Notícias

PARA ASSINANTES

Dois caminhões são furtados de cooperativa em Ibiraci

Bombeiros realizam substituição de ponteiro em relógio da catedral de Guaxupé

Vaidades

Natal ganha ruas de Ouro Preto e Mariana

Caco Barcellos e Kellen Severo participam do 2 Seminário de Comunicação e Jornalismo do Agro em BH

PASSOS Previsão do Tempo