Destaques Geral

Heineken prevê desenvolvimento econômico e social em Passos

25 de maio de 2023

Grupo Heineken lançou a pedra fundamental, que simboliza o início da obra da cervejaria em Passos./ Foto: Divulgação.

PASSOS – O Grupo Heineken celebrou nesta quinta-feira, 25, durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental, o início da construção da unidade da cervejaria em Passos. O evento simbólico contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do prefeito de Passos, Diego Oliveira, do presidente do Grupo Heineken, Maurício Giamellaro, do vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativas da cervejaria, Mauro Homem e de autoridades locais.

Para o presidente da cervejaria, Maurício Giamellaro, esse é um projeto muito esperado pela empresa, pelos clientes e, principalmente, pelo estado de Minas Gerais. “A cervejaria de Passos foi idealizada para atender aos nossos objetivos de negócio, mas também para contribuir com a prosperidade da região por meio de desenvolvimento econômico e social e aceleração da agenda ambiental”, comentou.

Segundo o governador, Romeu Zema, a primeira unidade produtiva da companhia holandesa em Minas prevê a geração de 350 empregos permanentes e 11 mil indiretos, com investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões e geração de até 2 mil empregados no pico da construção.

“É uma satisfação estar em Passos novamente acompanhando o desenvolvimento da cidade, que está num ritmo acelerado. É algo impressionante uma obra do porte da nova fábrica da Heineken, que vem para impactar definitivamente Passos e região, sobretudo na geração de empregos. O que mais quero – e tenho trabalhando desde o primeiro dia do meu governo para isso – é a geração de um emprego digno para cada mineiro”, ressaltou o governador, que visitou o canteiro de obras e acompanhou as atividades de terraplenagem na área em que a cervejaria vai erguer sua unidade industrial.

Segundo Zema, o governo estadual tem avançado no objetivo de tornar Minas um local seguro e bom para investir e gerar empregos. De acordo com o governador, os R$ 318 bilhões atraídos desde 2019 já estão transformando inúmeras realidades em todo o estado.

“Em algumas regiões, estamos próximos de alcançar o pleno emprego. Isso significa que as pessoas passam a ter autonomia, dignidade e condição de escolha, ao contrário de quem sobrevive à base de auxílio emergencial. Não é isso o que o mineiro quer”, pontuou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, enfatizou a importância das medidas de gestão e de desburocratização, adotadas nesta gestão, para criar um cenário cada vez mais favorável a quem empreende e gera postos de trabalho.

“Temos um ambiente de negócios simplificado, além da boa infraestrutura e logística de escoamento da produção, o que viabiliza receber investimentos de grande porte como a fábrica da Heineken – e muitos outros que virão”, afirmou Passalio.

Cervejaria no município deve tornar referência em práticas ambientais

PASSOS – Com previsão de inauguração em meados de 2025, a planta da unidade em Passos representa a 15ª cervejaria da empresa no país e a primeira em Minas Gerais. Segundo a empresa, a nova fábrica será idealizada para ser uma referência em práticas socioambientais, uma vez que, já será erguida com processos e equipamentos ainda mais modernos e eficientes, em linha com os compromissos estabelecidos pela companhia no último ano.

De acordo com a Heineken, a cervejaria mineira será abastecida com fontes de energias 100% renováveis – contribuindo para a meta de alcançar a neutralidade de carbono de toda a cadeia de valor do grupo até 2040 – além de contar com um sistema de abastecimento hídrico eficiente que permitirá a ampliação da infraestrutura de captação de água existente no município.

Segundo a empresa, em abril, a cervejaria aderiu ao Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas (ANA), tornando-se apoiadora do Projeto Bocaina de Pagamento por Serviços Ambientais. A parceria tem como objetivo estimular produtores rurais locais a investirem em ações sustentáveis em suas propriedades, recompensando-os financeiramente por contribuírem com o meio ambiente e por agirem de forma preventiva para evitar que o município venha a passar por situações de desabastecimento hídrico.

Ainda como parte dos compromissos ambientais da empresa, a cidade de Passos já faz parte do programa de geração distribuída de energia verde da marca Heineken®, que permite que todos os moradores do município tenham acesso à energia renovável por meio de usinas sustentáveis a partir de um cadastro simples e 100% digital na plataforma da marca. O projeto contribui para a redução do impacto de cada residência ao meio ambiente e ainda oferece desconto de 15% na conta mensal de luz.

Segundo o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, no pilar ambiental, a nova operação será 100% abastecida por fontes de energia renovável, contribuindo para a meta de neutralidade de carbono anunciada pela empresa em 2021.

“Além do impacto positivo na economia, a unidade da Heineken será um modelo de sustentabilidade e ajudará no processo de descarbonização da economia mineira, fazendo com que Minas Gerais cumpra mais rapidamente o compromisso firmado com a campanha Race to Zero, que prevê a neutralização da emissão de gases de efeito estufa até o ano de 2050”, destacou.