Expass Agro registra segundo recorde de produção leiteira

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

PASSOS – O recorde mundial de produção leiteira atingindo pela vaca Baleia na Exposição Agropecuária de Passos (Expass Agro) durou apenas três dias. Na última segunda-feira, ela produziu 132,2 quilos em três ordenhas. Nesta quinta-feira, a vaca Poesia produziu 144,2 quilos, também em três ordenhas e durante o Torneio Aberto de Leite. Os dois animais são da raça holandesa e a vaca Poesia foi vendida para João Roberto Bolelli, de Rifaina (SP).

A abertura oficial da Expass Agro, que homenageia o produtor rural José Coelho Vitor, o Zé Cabo Verde, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 29, no Espaço Tropeiro, com a presença de várias autoridades, dentre elas, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, do presidente do Sistema Faemg Senar, Antonio Pitangui De Salvo, além de prefeitos, vereadores, deputados, produtores rurais e familiares do homenageado.

O Torneio Aberto de Leite e o Gir Leiteiro tiveram início no dia 26 e finalizaram com a premiação, que entregou dois carros para os vencedores. Murilo Rios Lemos, com a vaca Baleia ganhou um dos veículos. Após a premiação, o evento proporcionou o banho de leite.

Já o Torneio de Bubalinos termina hoje, 30. Também nesta sexta-feira, começa o julgamento dos animais de pista Gir e Girolando. No próximo domingo, 2, acontece o encerramento de todo o evento, com o Leilão Elite de Gado de Leite, a partir das 12h, no Espaço Tropeiro com convites especiais.

De acordo com os empresários, a expectativa é de grandes negócios durante o evento. Segundo eles, os estandes mantiveram lotados durante o dia e muitos produtores rurais e suas famílias estiveram no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SinRural) de Passos, Darlan Esper Kallas, o evento mostra a força do agronegócio, agradecendo a forte presença dos expositores e dos produtores rurais.

O presidente ainda destacou, a importância da Expass Agro com a presença do secretário de Estado, do prefeito de Passos, Diego Oliveira, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Evandro do Carmo Guimarães e do presidente da Girolando, Domício José Gregório Arruda.

Com relação aos negócios na feira, Segundo Darlan, os empresários esperam muitas vendas durante os três dias de evento, salientando a importância de marcar presença neste momento tão importante, em que, todos os olhares do mundo agro se voltam para Passos, como a cidade em que realizou o torneio com animais tão especiais, inclusive quebrando o recorde mundial que antes era de 127 quilos de leite.

A vaca recordista mundial que consta no Guiness World Record é Marília FIV Teatro de Naylo, da raça Girolando que produziu um total de 127,570 quilos em três ordenhas, no dia 3 de agosto de 2019, durante o 34° Torneio Leiteiro de Areias (SP).

Últimas Notícias

Exclusivo

Tiro de Guerra de Passos realiza 1ª Corrida do Atirador neste domingo

Piracema começa em Minas Gerais e restringe pesca para proteger reprodução dos peixes nativos

Exclusivo

Radialistas apontam desafios para renovação de profissionais em Passos

Exclusivo

Prefeitura de Passos avança em obra contra enchentes, mas contenções de encostas ainda dependem de recursos

Exclusivo

Eleições – O espetáculo da democracia não pode admitir dúvidas

PASSOS Previsão do Tempo