Ícone do site Folhadamanha

Zema prevê investimento em pavimentação na BR-146

Foto: Arquivo FM.

Yngrid Horrana

S. R. MINAS – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que, em breve, deve captar recursos para investir na pavimentação do trecho da BR-146 que liga os municípios de São Roque de Minas e Tapira. A reivindicação foi feita pelo prefeito de São Roque, Onésio de Oliveira Andrade, durante encontro na Prefeitura de Medeiros, no último fim de semana.

Em vídeo divulgado pela Prefeitura de São Roque, o governador afirma que o objetivo da manutenção é fomentar as atividades entre as regiões Sul de Minas e do Alto Paranaíba. “Queremos fazer grandes investimentos em conexões tão importantes. Hoje há um vazio próximo à Serra da Canastra, então nós queremos conectar o Sul de Minas ao Alto Paranaíba, e vai ser com essa estrada”, disse Zema. O governador também afirmou que, em breve, deve visitar São Roque.

Conforme informações da assessoria do governador, algumas estradas da região Sudoeste já passam por reformas: “Cumpre informar, ainda, que apenas na região Sudoeste de Minas estão sendo investidos mais de R$ 65 milhões na malha viária, em serviços de recuperação de pavimento, reconstrução de ponte e implantação de acesso secundário, beneficiando milhares de cidadãos mineiros”, disse.

De acordo com a Prefeitura de São Roque, a manutenção do trecho viário é fundamental para a economia e deve impactar o setor de serviços, facilitando também o transporte de mercadorias e de passageiros.

Do ponto de vista econômico, a BR-146 desempenha um papel significativo no escoamento da produção agrícola, especialmente nas regiões agrícolas por onde passa. Ela possibilita o acesso a importantes polos de produção agrícola, como áreas de cultivo de grãos, hortifrúti e pecuária, permitindo o transporte eficiente desses produtos até os centros de distribuição e mercados consumidores”, informou a prefeitura, destacando ainda a contribuição da estrada para o turismo na região.

Segundo a administração de São Roque, atualmente o trecho da BR não está pavimentado e parte da manutenção foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas. Além da reforma na estrada, a limpeza, sinalização e outros serviços de manutenção são realizados pela prefeitura. De acordo com a administração, os investimentos na estrada têm gerado ônus ao município.

A responsabilidade pela manutenção de uma rodovia federal, como a BR-146, normalmente cabe ao governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No entanto, nessa situação, cabe ao município administrar e gerir o trecho dentro de sua área territorial”, informou.

A Folha enviou solicitação de informações ao Dnit sobre o assunto, no último dia 17, mas, até a tarde de ontem, não recebeu resposta.


Sair da versão mobile