25 de janeiro de 2025
GOVERNADOR PARTICIPOU DAS INAUGURAÇÕES DO CTQ DA SANTA CASA DE PARAISO E DE COMPLEXO DE EDUCAÇÃO EM PARAÍSO E VISTORIOU OBRAS DA CIDADE DA SAÚDE E DO SABER, EM PASSOS / Foto: Reprodução
S. S. PARAÍSO – O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira, 24, da inauguração do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, que recebeu cerca de R$ 2,2 milhões do Governo de Minas para o suporte de estruturação da unidade e a aquisição de equipamentos. Após a solenidade, o chefe do executivo estadual vistoriou as instalações do novo CTQ.
Zema também participou da inauguração Escola Municipal Waldir Marcolini e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Karina Rodrigues da Silva, que formam o complexo educacional do Jardim Diamantina, em Paraíso.
Segundo informações do governo de Minas, o investimento no CTQ da Santa Casa de parai integra os esforços para ampliar e reestruturar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de atenção às pessoas queimadas, melhorando as condições de promoção, proteção e recuperação das vítimas, e garantir que os serviços estejam acessíveis em locais mais próximos às residências dos mineiros.
“A questão dos queimados sempre foi uma preocupação muito grande para nós, que sempre tivemos, em Minas Gerais, diversos procedimentos de alta e altíssima complexidade concentrados na capital”, disse o governador.
O CTQ de Paraíso é de porte 3, considerado o mais complexo na linha de tratamento de queimados, e foi credenciado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em dezembro de 2023. Com a conclusão das obras, passa a ser referência macrorregional para tratamento de queimados pela Linha de Cuidado de Assistência ao Paciente Queimado.
Com o término da construção, serão instalados os equipamentos para assistência aos pacientes, como os ventiladores pulmonares, monitores, câmara hiperbárica entre outros. A equipe do CTQ deve ser contratada em março.
Passos
Em Passos, Zema vistoriou as obras da Cidade da Saúde e do Saber, um ecossistema de saúde e pesquisa desenvolvido pela Santa Casa de Misericórdia do município. O projeto une atendimento à saúde e desenvolvimento de ensino em um tipo de cidade-inteligente, que visa levar atendimento hospitalar de qualidade a população e desenvolver pesquisas de inovação.
“Fiz questão de conhecer este projeto tão grandioso, que vai causar um impacto positivo na saúde, não só aqui da região, mas do estado todo, completando os dois que temos em Belo Horizonte e na cidade de Muriaé, tornando Passos uma referência em oncologia”, elogiou o governador Romeu Zema.