Destaques Geral

Zema e Alckmin participam de encontro Brasil-Alemanha

13 de março de 2023

Foto: Divulgação.

BELO HORIZONTE – O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira, 13, da abertura do 39º Encontro Econômico Brasil–Alemanha 2023. A programação no Minascentro, em Belo Horizonte, segue até esta terça-feira, 14.

O governador participou da abertura ao lado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e, também, do vice-chanceler e ministro federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck. 

Temos avançado muito na pauta verde. Hoje, Minas é orgulhosamente o estado que mais gera energia fotovoltaica no Brasil. Somos o primeiro do hemisfério sul a assinar o compromisso Race to Zero, para eliminar ou reduzir substancialmente as emissões de gases de efeito estufa até 2050”, disse Zema. 

“Se fôssemos um país, seríamos o maior exportador de café do mundo. Queremos mostrar que nosso café é produzido com responsabilidade, e não com desmatamento e degradação ambiental. Somos o maior produtor de aço e cimento do Brasil, queremos mostrar também que esses produtos são produzidos de maneira responsável”, afirmou.

O ministro federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck afirmou que Minas Gerais, assim como o Brasil, pode servir de exemplo para Alemanha no desenvolvimento de matrizes energéticas. 

A relação entre os países pode dar uma contribuição para uma mudança positiva. Em um período recente, com o conflito entre Rússia e Ucrânia, tivemos uma situação de ameaça econômica e de explosão de preços energéticos. Continuamos trabalhando e preservando o país forte e sólido, assim como as empresas. E as nossas relações mostraram que temos que ser enérgicos ao moldar o futuro”, pontuou. 

Brasil e Minas Gerais são referência em produção energia renovável, os potenciais aqui são enormes. Temos que compartilhar esse know-how. Os potenciais do Brasil são enormes e seremos mais fortes se combinarmos esses potenciais”, complementou.

Segurança

O governador Romeu Zema falou, ainda, sobre os dois maiores desastres ambientais do Brasil, que ocorreram em Minas Gerais: os rompimentos de barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019).

“A segunda tragédia custou a vida de 272 pessoas, das quais 269 já foram localizadas. E, como governador de um estado em que a mineração é uma atividade importante, fiz questão de de trabalhar e intensificar esforços para que esse tipo de ocorrência nunca mais se repita. Inclusive, aprovamos uma lei que torna os critérios de mineração muito mais seguros aqui no estado”, afirmou o governador.

Como resultado da atuação dos compromitentes do Termo de Medidas de Reparação – Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), acordo foi assinado para que a empresa responsável arcasse com a maior multa já aplicada na história do país: R$ 37 bilhões. Além disso, negociações estão em andamento para repactuação do acordo referente à tragédia de Mariana.

Relações

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, ressaltou que o governo federal trabalhará para fortalecer a relação entre os países.

“Esse encontro acontece em um bom tempo. A Alemanha é o maior líder da Europa, o Brasil é o maior líder da América Latina e temos tudo para avançar. Vamos trabalhar 24 horas, com empenho, para fortalecer a indústria mineira e a indústria brasileira. As oportunidades são inúmeras”, afirmou.

Brasil-Alemanha

O Encontro Econômico Brasil–Alemanha é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae).