18 de dezembro de 2024
Atacante se torna o primeiro brasileiro a vencer o prêmio desde Kaká, em 2007 / Foto: Reprodução
PASSOS – O melhor jogador de futebol do mundo voltou a ser brasileiro. Após 17 anos da premiação de Kaká, Vinícius Júnior foi coroado com o Fifa The Best em cerimônia realizada em Doha, no Catar, na tarde desta terça-feira, 17. Desbancando grandes nomes do futebol mundial como Lionel Messi, Rodri, Kylian Mbappé e muitos outros, Vini ficou com o maior prêmio da temporada.
A escolha pelo atacante revelado pelo Flamengo vem quase dois meses após a frustração do segundo lugar na Bola de Ouro, que ficou com Rodri, do Manchester City. Na ocasião, o brasileiro teve de se contentar com a segunda colocação, à frente de Jude Bellingham, também do Real Madrid.
Ao receber o prêmio, Vini agradeceu aos companheiros de Real Madrid e Seleção Brasileira, familiares e, claro, o Flamengo, clube que o revelou. O discurso emocionante também relembrou a infância no Rio de Janeiro.
“Não sei por onde começar. Parecia tão distante chegar até aqui. Era uma criança que jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime. Poder chegar aqui é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças, que acham que tudo é impossível, que não podem chegar até aqui”, disse.
Campeão da Champions League e de LaLiga com o Real Madrid, Vini Jr. foi um dos grandes destaques do clube espanhol na temporada 2023/24, com números extraordinários e um poder invejável de decidir jogos.
O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação.