Destaques Esporte

Vini Jr. desabafa após enfrentar casos de racismo

25 de março de 2024

Atacante se emociona em coletiva e comenta sobre recorrentes insultos racistas sofridos no futebol espanhol. / Foto: Reprodução / CBF

PASSOS – O amistoso da Seleção Brasileira contra a Espanha nesta terça-feira, 26, às 17h30, no Santiago Bernabéu, em Madri, terá um caráter especial para o atacante Vinícius Júnior, que se emocionou em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 25, ao falar sobre os ataques racistas que tem sofrido.

Brasil e Espanha se enfrentarão sob o lema “Uma só pele”, uma campanha contra o racismo no futebol, do qual Vini Jr tem sido vítima desde que chegou ao futebol espanhol para defender o Real Madrid.

Diante da imprensa brasileira e espanhola, com tradução para a língua local, Vini Jr. soltou frases fortes, se emocionou diante das câmeras, causou emoção nos repórteres presentes e revelou frustração com a falta de ação diante da série de denúncias de racismo de que foi alvo nas últimas duas temporadas na Europa.

“Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo”, disse o camisa 7 da Seleção.

O craque do Real Madrid ainda afirmou que os ataques estão afetando sua disposição de jogar. “Cada vez estou mais triste e tenho menos vontade de jogar”, disse.

O jogador fez poucos comentários sobre o jogo desta terça, em razão das perguntas concentradas sobre racismo. Mas disse estar feliz por poder jogar “em casa” com a camisa da seleção, no Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid. “Fizemos um excelente jogo contra a Inglaterra. Estou feliz e ansioso por este duelo”, completou.

Ao final da coletiva, Vini agradeceu o apoio de familiares e fãs e atribuiu a eles a força para continuar lutando contra a discriminação.