Ícone do site Folhadamanha

Vilões e carrões em ‘Velozes e Furiosos 10’

Filme em cartaz no Roxy, em Passos, e A, em Paraíso, inicia o fim da saga de Vin Diesel./ Foto: Divulgação.

CINEMA

Lá se vão alguns anos desde que Vin Diesel começou a falar que Velozes e Furiosos estava chegando ao fim. Ainda que a bilheteria continue sendo um atrativo, com o nono filme passando dos US$ 700 milhões em todo o mundo, a saga começou a se tornar uma interminável paródia de si mesma, com carros chegando até no espaço. Mas agora, ao que tudo indica, o fim está próximo: “Velozes e Furiosos 10”, em cartaz no Cine Roxy, em Passos, e Cine A, em São Sebastião do Paraíso, é a primeira de duas ou três partes que vão encerrar a história iniciada há cerca de 22 anos.

No entanto, é claro, tudo pode mudar. Até semana passada, esse último capítulo seria dividido em apenas dois filmes – um lançado em 2023 e outro, com o provável título de Velozes e Furiosos 10: Parte 2, em 2024. No entanto, Vin Diesel voltou atrás: em um tapete vermelho para promover o novo longa-metragem, ele disse que agora há planos para que o último longa vire uma trilogia. “Ao fazer este filme, o estúdio perguntou se poderia ser um filme de duas partes”, disse Diesel. “E depois que o estúdio viu [o resultado] dessa primeira parte, eles perguntaram: ‘você poderia fazer de Velozes e Furiosos 10 uma trilogia?’”.

Ainda não há nenhuma confirmação da Universal Studios nesse sentido. Mas, se o filme for bem de bilheteria, nada impede uma trilogia – dois longas já estão certos. Tudo isso para acomodar a grandiosidade da história de Velozes e Furiosos 10: Dominic Toretto (Diesel) está levando sua vida confortável quando Dante (Jason Momoa), filho do vilão Reyes (Joaquim de Almeida), decide colocar seu plano de vingança em prática para matar toda a “família” de Dom – desde pessoas com laços de sangue até os amigos do peito.

E é aí que começa o caos, com membros da família se tornando alvos de emboscadas, o filho de Toretto correndo um sério risco de vida e personagens do passado da franquia, como é de praxe em Velozes e Furiosos, retornando do Reino dos Mortos. Com um elenco que inclui nomes como Charlize Theron, John Cena, Helen Mirren e Brie Larson, e locações no Rio, Londres, Roma e Portugal, o custo foi lá pra cima: com orçamento estimado em US$ 340 milhões, sendo o terceiro filme mais caro de toda a história do cinema.

Ao longo de 2h20, o filme é tudo aquilo que os fãs mais gostam: carros esportivos em alta velocidade, vilões inacreditáveis e, acima de tudo, cenas que desafiam todas as leis da física. É interessante notar como aqui tudo é maximizado. O diretor Louis Leterrier (O Incrível Hulk) se inspira em momentos como o míssil desviado com a mão por The Rock ou quando Dom bate seu carro para voar, pegar Letty no ar, cair em outro carro e sair andando para fazer disso uma regra em Velozes e Furiosos 10: tudo é inacreditável.

VELOZES E FURIOSOS 10 (Fast X). EUA, 2023. Gênero: Ação. Duração: 141 min. Classificação: 14 anos. Direção: Louis Leterrier. Elenco: Vin Diesel, Jason Momoa, Michelle Rodriguez, Jason Statham, Helen Mirren. Cine Roxy, em Passos, 18h30 e 21h20. Cine A, em São Sebastião do Paraíso, 15h30 e 21h15.

Sair da versão mobile