Ícone do site Folhadamanha

Vigilância orienta sobre uso de pomadas para cabelo

Foto: Reprodução.

PASSOS – Após a liberação da venda de 934 marcas de pomada para cabelo, feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última segunda-feira, 20, a chefe de Divisão da Vigilância Sanitária em Passos, Marta Helena Beraldo de Andrade, orienta sobre a comercialização e fiscalização dos produtos no município.

Segundo informações da prefeitura, em Passos há cerca de 280 estabelecimentos como salões de beleza (feminino e masculino), além de lojas que comercializam o produto. Segundo Marta, as marcas que não foram liberadas, mesmo que compradas anteriormente e guardadas em casa ou em salões de beleza, não devem ser utilizadas.

“Orientamos que todos os clientes e consumidores entrem no site da Anvisa em anvisa.gov.br e façam a consulta pela marca da pomada que está disponível numa lista completa. Alertar também que a população apenas use os produtos autorizados e liberados para evitar novos efeitos colaterais indesejáveis”, disse Marta.

A Anvisa decidiu manter fora do mercado, como medida de precaução, apenas os produtos que deram causa a eventos adversos graves, além daqueles cujos processos de “regularização sanitária estão em desacordo com as normativas vigentes” e os que possuem a concentração de Ceteareth-20 20%.

A Anvisa informa, por meio de nota, que a investigação permanece em curso. A agência identificou que a maioria dos produtos que causaram efeitos adversos oculares graves apresenta altas concentrações da substância Ceteareth-20.

Foram cancelados por motivo de autorização cerca de 635 produtos, acusados de uso de ingrediente não autorizado ou fora do limite, ausência de declaração do responsável técnico da empresa e não apresentação de estudos e testes solicitados.

Vale ressaltar que o órgão manteve a interdição cautelar para os produtos que não estiverem incluídos na lista de produtos autorizados.

Sair da versão mobile