10 de novembro de 2023
Eleição teve a participação de representantes do Executivo, do Legislativo e do Sempre./ Foto: Divulgação.
S. S. PARAÍSO – O vice-prefeito de São Sebastião de Paraíso, Daniel Tales, foi reeleito presidente do Conselho Administrativo do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município (Inpar). A eleição para a nova diretoria da autarquia para o biênio de 2023/2025 aconteceu nesta sexta-feira, 10.
A eleição ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura, com participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sempre). Pela Prefeitura foi indicado para titular o guarda-civil municipal Gustavo Afonso Bueno e suplente o guarda-civil municipal Léo Revelini Naves Junior; pela Câmara foi indicado o vice-prefeito, Daniel Tales (que também é servidor de carreira) e suplente Maria do Carmo de Morais Calzavara; pelo Sempre foi indicado o titular Renato Cassaroti Parada e para suplente Emerson Ramos de Mello.
O vice-prefeito, Daniel Tales, agradeceu o apoio que obteve dos conselheiros e ressaltou a participação nos avanços que a gestão obteve para a recuperação do instituto. “O Inpar está praticamente em ordem. Depois desses 2 anos, nós conseguimos capitalizar o instituto em aproximadamente 4,6 milhões, que estão aplicados em investimento, rendendo quase 50 mil reais ao mês”, destacou.
Segundo ele, esses avanços que foram realizados pela gestão no primeiro mandato, inclui a regularização do Inpar e capitalização do instituto, que estava com caixa praticamente zerado, cerca de apenas R$ 38 mil em caixa, além de dívidas.
“Regularizamos todas as pendências em relação ao Tribunal de Contas e ao Ministério da Previdência, e hoje vemos novos horizontes em relação ao instituto, que possui conselho muito harmônico, sempre trabalhando em conjunto para o bem do servidor tanto aquele inativo, que já está usufruindo do seu direito, quanto o ativo, que irá se aposentar futuramente”, acrescentou.
O presidente do Inpar destacou ainda o anúncio feito pelo prefeito Marcelo Morais, que trata sobre os levantamentos que estão sendo feitos pela administração para venda de terrenos e destinação de 70% deste capital para o Inpar.
“É a primeira vez, em 31 anos, que um prefeito se preocupa em investir no instituto, em vez de tirar dinheiro dele. Pela primeira vez nós temos um prefeito que, além de fazer o repasse em dia, é o primeiro que se preocupa em aumentar o caixa do instituto”, comentou.
Segundo destacou Daniel, atualmente a saúde financeira do Inpar é outra, graças ao empenho dos servidores e, também, da administração municipal. “Conseguimos garantir dois meses de salário aos aposentados e pensionistas, e agora com essa venda de terrenos pela Prefeitura e com a colaboração dos vereadores, a gente pode fazer um caixa e garantir por, pelo menos, uns 20 anos a aposentadoria dos servidores que virão receber esse benefício”, ressaltou.