Destaques Esporte

Veteranos da UAP promovem ‘futebol festa’ com homenagens em partida hoje no Starling

22 de abril de 2024

O ingresso para participar é um quilo de alimento / Foto: Reprodução

PASSOS – A partir das 9h deste domingo, no Estádio Starling Soares, conhecido como campo do Esportivo, em Passos, tem início a partida de futebol com craques do Clube da Usina Açucareira de Passos (UAP), do passado e do presente.

O jogo promete fortes emoções tanto para quem joga quanto para quem assiste e tem como objetivo relembrar momentos marcantes da história do futebol do clube, com muitas homenagens e outras surpresas.

“Chamo de futebol festa, porque será uma grande oportunidade de confraternização entre amigos queridos que fizeram história no clube da Usina. Somos em muitos e todos vão jogar um pouco no campo. Será mesmo uma grande festa!”, aponta o idealizador do evento, Wagno Santana Rodrigues, o Guinho, antigo atleta da Usina.

Durante o evento, alguns colaboradores da extinta Usina Açucareira de Passos receberão homenagens dos organizadores. Uma delas é a educadora, Iclea Maria Kallas Piantino, que foi professora e diretora da Escola Estadual Dr. Joaquim Mario, na Usina, por 17 anos.

Segundo Guinho, o que Dona Iclea Maria fez pelos adolescentes que ali estavam estudando, era de se admirar. “Ela não só ensinava e orientava, ela inspirava jovens a praticarem futebol e se quisessem, de seguir carreira. Agia muitas vezes como uma mãe!”, conta Guinho.

Outro que também receberá homenagem é o médico, Dr. Luiz Mezêncio de Oliveira, que também deixou sua marca registrada e era querido por todos os colegas. “Ele acompanhava o time até nos treinos! Os uniformes do time, muitas vezes ele trazia do Rio de Janeiro, naquela época não existia silk screen. Ele mandava bordar o nome de cada jogador nas costas e o número. Era atencioso com todo mundo!”, relembra o organizador.

Geraldo Firmiano é outro homenageado. Trabalhou por mais de 35 anos na Usina Açucareira e jogou no time por muitos anos, sendo capitão e erguendo muitas vezes troféus importantes em toda a região. “Geraldinho era um jogador clássico, bom com a bola nos pés e um ótimo cabeceador. Não tinha pra ninguém quando ele entrava em ação!”, comenta Guinho.

O ingresso para participar deste jogo de hoje é apenas 1 kg de alimento não perecível.