10 de maio de 2023
Vereador Antonio Picirilo, autor do projeto./ Foto: Reprodução.
S. S. PARAÍSO – Projeto do vereador Antonio Picirilo prevê a instituição do Programa Municipal de Combate à Obesidade em São Sebastião do Paraíso. Segundo informações da Câmara, o programa deve ocorrer na segunda semana do mês de outubro, culminando no dia 11 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial e o Dia Nacional de Combate à Obesidade.
Ainda segundo a Câmara, o objetivo é implementar ações para a redução de peso e o combate à obesidade adulta e infantil. O programa será realizado por meio de parceria das secretarias municipais de Saúde e Educação, com palestras e outras ações em escolas públicas e particulares.
De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade é uma doença crônica, definida como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. O desenvolvimento da obesidade decorre de interações entre o perfil genético de maior risco, fatores sociais e ambientais, por exemplo, inatividade física, consumo excessivo de calorias e de alimentos ultraprocessados, sono insuficiente, disruptores endócrinos, ambiente intrauterino, uso de medicamentos obesogênicos e status socioeconômico, dentre outros.
A obesidade está relacionada ao aumento do risco para outras doenças como as do coração, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença do fígado e diversos tipos de câncer (como o de cólon, de reto e de mama), problemas renais, asma, agravamento da covid, dores nas articulações, entre outras, reduzindo a qualidade e a expectativa de vida.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), a obesidade atinge 25,9% da população, alcançando 41,2 milhões de adultos. Considerando todas as crianças brasileiras menores de 10 anos, estima-se que cerca de 6,4 milhões tenham excesso de peso e 3,1 milhões tenham obesidade. E considerando todos os adolescentes brasileiros, estima-se que cerca de 11,0 milhões tenham excesso de peso e 4,1 milhões tenham obesidade.