Destaques Política

Vereador aciona MP por falta de ônibus no Florença

2 de maio de 2023

Moradores afirmam que sofrem com a falta do transporte público no bairro./ Foto: Arquivo FM.

Luciene Garcia

PASSOS – O vereador Francisco Sena acionou o Ministério Público por conta de denúncias feitas por moradores do Jardim Florença em relação ao transporte público de passageiros.

De acordo com a representação protocolada no dia 27 de abril, os moradores afirmam que sofrem com a falta de ônibus no bairro. No dia 15 de junho de 2022, o vereador protocolou o primeiro requerimento na prefeitura, solicitando a implementação de uma linha de ônibus no bairro. No dia 28 de março último, Sena recebeu um abaixo-assinado dos moradores com novo pedido da linha de ônibus.

Os moradores solicitam a implantação de uma linha de ônibus, por não terem esse serviço no bairro. No período noturno, eles percorrem dois quilômetros para chegar ao bairro, sendo que no lugar não tem iluminação. A instalação de um ônibus circular na Avenida Projetada, seria fundamental, já que a distância prejudica de maneira indigna os trabalhadores que necessitam se locomover”, aponta a representação encaminhada ao MP.

Um estudo feito por moradores do bairro mostra que um desvio na Linha 1 atenderia mais de 700 famílias e causaria um acréscimo de apenas quatro minutos no tempo de viagem da linha, diz a representação feita pelo vereador.

No abaixo-assinado entregue ao parlamentar, os moradores também reivindicam limpeza, colocação de calçada e iluminação na rua Coimbras, próximo ao trecho que fica embaixo de linhas de transmissão de energia, já que os moradores são obrigados a caminhar no local à noite em função de o ponto de circular mais próximo do Jardim Florença ficar a dois quilômetros do lugar.

Outro lado

De acordo com o controlador-geral do Município, Jefferson Rodrigues Faria, ao tomar conhecimento da reclamação, ele e prefeito de Passos, Diego Oliveira, participaram de reunião com moradores do bairro, acompanhados da secretária de Obras, Clelia Rosa.

Os pedidos eram sobre a iluminação de LED, assepsia dos lotes pelos proprietários e área municipais, linha de ônibus coletivo, interrupção da Rua Campos Gerais por terceiro, e controle e fiscalização das áreas de lazer, o que, imediatamente, o prefeito e a secretária implantaram a luz de LED, com relação à assepsia, os proprietários dos lotes privados foram notificados, bem como a limpeza das áreas municipais foi realizada”, disse.

Ainda de acordo com controlador-geral, foi requerido à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social a implantação da linha 5 para dar suporte aos moradores do bairro quanto ao ônibus coletivo e a administração aguarda providências.

Quanto à interrupção da rua Campos Gerais, foi interposta verificação interna estando em trâmite, e, com relação às áreas de lazer, a Secretaria de Obras deu início aos estudos e providências que se desencadeiam na regularização ou interdição das áreas. Ainda foi requerido da Polícia Militar que faça patrulhamento e ponto da base de viaturas, visando a melhoria na segurança pública do bairro”, afirma.

E, com relação à alegação que o controlador-geral do Município não atende as ligações dos moradores, ele assegurou ser injusta, pois mesmo tendo enfrentado problemas de saúde, dentro das possibilidades, e tendo em vista a extensão do município, ele conta que se preocupa em dar uma resposta efetiva aos moradores.

Lembramos que a cidade vem enfrentando gravíssimos prejuízos causados pelas chuvas, tanto nas vias públicas quanto na zona rural, o que atrasa a resposta imediata aos moradores em diversas demandas. Não esmoreceremos perante as dificuldades, e daremos resposta digna e eficiente, perante a legitimidade das reclamações”, disse.