Ícone do site Folhadamanha

Verde & Rosa com axé

BLOCO DE MODA – Wagner Penna

O Carnaval toma conta das ruas do país, após dois anos de comemorações discretas, em razão da pandemia. Energias soltas e folia garantida, a turma da moda entra no clima com tudo a que tem direito. Muitas marcas ajudam no ritmo das baterias. Enquanto o grupo Soma comprou camarote enorme na Sapucaí, a marca Reserva lançou uma coleção inspirada na Escola de Samba Mangueira.

A grife juntou-se aos criativos da escola de samba carioca e foi buscar na Bahia a inspiração para as suas fantasias. O resultado dessa coleção colaborativa e comemorativa do reinado de Momo, veio do samba-enredo: “Áfricas que a Bahia canta”, onde celebra as memórias de nossos ancestrais dando ênfase a cultura baiana, levando assim ao tema “Um abraço carioca com um xero baiano”.

Obviamente, o clima & cores da coleção remetem à euforia do verde e rosa tradicional da Estação Primeira, tanto para o publico feminino, quanto masculino. Esses tons estão nas camisetas, calças, bermudas e até no moletom.

Como os fãs da escola de samba do Rio estão espalhados por todo o país, as cores da agremiação estarão não apenas no seu desfile da Sapucaí, no Rio de Janeiro, como em todos os lugares do país onde os adeptos estejam de norte a sul.

Mais alegria, impossível.

NOTAS

Serpentina no chão, glitter na cara, gente na rua. O carnaval não combinava com a covid-19. Por isso mesmo, há, pelo menos, dois anos, grande parte dos carnavalescos sofreram sem as festas aglomeradas e os bloquinhos de rua. “A expectativa para esse carnaval é muito alta. A sensação é de primeiro carnaval”, diz a costureira Marina Paolucci, de 37 anos.

***

Para os preparativos, as buscas na internet são ativas. Segundo a plataforma Pinterest, que auxilia os usuários a encontrar ideias e referências para diversos âmbitos, as buscas por ‘estética de carnaval Brasil’ quintuplicaram no último mês. “A expectativa é que seja um dos maiores Carnavais dos últimos tempos”, diz Fernanda Cerávolo, diretora de conteúdo e criadores do Pinterest para a América Latina. “As pessoas usam a plataforma para transformar a festa em realidade: o que vestir, como se maquiar, para onde viajar, qual penteado vão fazer, e até mesmo em qual bloquinho ir”, afirma.

***

Quais as melhores roupas para o Carnaval? Os eternos permanecem: hot pants, bodies, saias tules e muito glitter. A grande novidade são as peças metalizadas, especialmente acrílico, paetês e roupas holográficas com tecidos furta-cor. “Há uma forte tendência pelo estético ‘disco’, anos 80, que pode ser percebido tanto na moda quanto na música. Bandas como Bala Desejo, Marina Sena, Beyoncé, até o novo clipe de Miley Cyrus, mostram isso”, diz a jornalista Clara Novais. “O que justifica isso é a liberdade pandêmica, apesar de a pandemia ainda acontecer, a gente está se sentindo mais livre e mais com vontade de se jogar na vida. É o momento de extrapolar um pouco”.

Sair da versão mobile