Variedades Destaques

Lançamento na FliPassos marca 40 anos de vida literária do escritor Marco Tulio Costa

6 de novembro de 2021

Para o diretor da série, “Maradona foi melhor do que Pelé e para descobrir porque, vai ter que ver a série”./ Foto: Divulgação.

O escritor Marco Túlio Costa fará o lançamento presencial de sua obra publicada mais recente, Marte declara paz, durante a IV FliPassos. A obra foi finalista, do concorrido Prêmio Barco a Vapor, em 2018, e estava inédita. A motivação para o autor fazer o lançamento neste ano, através da Caravana Grupo Editorial, de Belo Horizonte, é que, há quarenta anos, chegava ao mercado seu primeiro livro, O mágico desinventor, que teve um sucesso estrondoso, no Brasil e no México.

O escritor acredita que o lançamento de um obra infantojuvenil, assim como foi a primeira, tem um significado especial, como se completasse um ciclo. “Assim como O mágico desinventor, em Marte declara paz eu abordo um tema atual, oferecendo aos leitores, jovens e adultos, muitas oportunidades para reflexão” – avalia o autor.

Segundo Marco Túlio Costa, é necessário olhar o avanço tecnológico da humanidade de forma crítica, não perdendo de vista que o centro de tudo deve ser o ser humano, seu bem-estar, sua dignidade. Portanto, segundo o autor, o desenvolvimento tecnológico teria, ou deveria ter, como fim último o desenvolvimento humano, a preservação do meio ambientes.

“Repito sempre que a ficção científica é um excelente distanciamento que oferecemos à pessoa para que, de longe, tenha uma visão melhor do tempo presente. O que somos, o que fazemos de bom ou ruim para a humanidade, para o planeta. E em Marte declara paz trago essa questão para a discussão dos leitores”, explica ele.

Um conto sobre a paz universal

Na história, dois “rovers” (aqueles robôs que rodam pelo planeta Marte) repentinamente adquirem consciência. Passam a filosofar sobre temas que têm ocupado os humanos há séculos como, por exemplo, o que é ser, por que existimos, fomos criados por alguém? Um dia, se encontram, trocam suas impressões sobre o que aprenderam naquele “paraíso” supostamente criado para eles, porém acabam discordando um do outro. Por fim, decidem dividir Marte ao meio. A história levará os dois a uma luta pela sobrevivência, não só deles mesmos, mas de seus criadores, que mora em um planeta distante, a Terra.

A editora Caravana está realizando o pré-lançamento do livro. Interessados podem fazer o pedido no site caravanagrupoeditorial.com.br – o livro sai a R$ 40,80 mais frete e vem com marcador e de brinde o livro de contos Café com prosa, de Olavo Romano. Escolas e bibliotecas públicas que queiram adquirir a obra em maior quantidade para seu acervo terão preço diferenciado, devendo entrar em contato com a editora pelo site.

Conforme Leonardo Costaneto, Editor Chefe da Caravana Grupo Editorial, Graduado em Letras (UEMG) e Mestre em Educação (UFMG), e professor da rede pública, em Belo Horizonte,

“Marco Túlio Costa, um verdadeiro fundador e desbravador de mundo, a partir da literatura… Amantes da exploração espacial vão identificar vários elementos da história e da corrida espacial e, quem ainda não é aficcionado pelo tema, decerto encontrará uma obra instigante”.

SERVIÇO: Lançamento: Marte Declara Paz – Marco Túlio Costa. Caravana Grupo Editorial. Dia 8 de Novembro, 20h00, anfiteatro da Casa da Cultura de Passos