Ícone do site Folhadamanha

Saúde vacina 400 pessoas na zona rural contra influenza

Secretaria destaca que a procura pelo imunizante está maior que no ano passado, com previsão de atingir a meta vacinal de grupos prioritários no fim da campanha / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – Como parte da estratégia para melhorar o índice de cobertura vacinal contra a gripe influenza, o Setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Passos imunizou cerca de 400 pessoas em quatro comunidades rurais do município.

Segundo a enfermeira Referência Técnica em Imunização, Priscila Soares Corrêa Faria, a procura pelo imunizante na zona rural ficou dentro do esperado. “Vacinamos aproximadamente 500 pessoas, sendo 400 vacinadas contra influenza e 100 receberam outras vacinas de rotina. Foi uma procura razoável”, ressalta.

Sobre a campanha contra a influenza na cidade, a enfermeira destaca que a equipe de imunização esteve nas escolas e instituições municipais para vacinar alunos e servidores. A previsão é que a equipe também esteja em todos os eventos promovidos pela prefeitura durante as comemorações de aniversário.

“A campanha está tendo uma boa procura. Bem maior que a campanha do ano passado.  Acreditamos que, ao fim da campanha, iremos atingir a meta de 90% do público-alvo: idosos, crianças e gestantes vacinados contra a influenza”, afirma Priscila.

“Até o momento, a quantidade de imunizantes que temos é suficiente para atender a demanda do público-alvo, destacando que estamos informando as vacinas aplicadas gradativamente no sistema do Ministério da Saúde. Mas, devido à lentidão do sistema, estamos com um número maior de vacinados, de aproximadamente um montante de 2 mil doses, que ainda estão sendo processadas”, informa a enfermeira.

A profissional ressalta que essa campanha é extremamente importante para proteger a população contra as formas mais graves da gripe e evita internação e óbitos pela doença.

“Principalmente nos grupos mais vulneráveis como os idosos, gestantes e crianças! E é uma excelente oportunidade para atualizar o cartão de vacinas de crianças, adolescentes, adultos e idosos com as várias vacinas que estão disponíveis no calendário vacinal”, destaca.

“Vacinas salvam vidas. Procure uma sala de vacinas e mantenha sempre seu cartão em dia! É uma vacina segura e eficaz!”, convida Priscila.

Sair da versão mobile