PASSOS – A Unimed Sudoeste de Minas iniciou no mês de abril, o projeto “Guardiões da Praça”, que visa sensibilizar a comunidade do entorno da praça Benedito da Silva Maia sobre a importância da conservação deste espaço público, que é adotado pela cooperativa de trabalho médico.
Segundo a Unimed, foram convidadas para o primeiro encontro as participantes do grupo da terceira idade do Cras Novo Horizonte que, além de conhecerem o processo de adoção da praça, também fizeram uma aula de alongamento com o profissional de educação física, Diego Machado, e participaram de um lanche, com suco natural de abacaxi com hortelã, bolo de fubá com erva doce e também chá de melissa e erva cidreira.
De acordo com a pediatra, Lilia Jane Marques de Sousa, cooperada e idealizadora do Jardim Medicinal Unimed, o principal intuito deste projeto é fazer com que a comunidade se envolva com a praça, entendendo ela como um bem público, que deve ser cuidado por todos.
“Neste intuito, chamamos as participantes do grupo de Terceira Idade para se juntarem a nós e se tornarem guardiãs da praça. Elas conheceram o Jardim Medicinal Unimed, uma iniciativa que disponibiliza ervas medicinais para as pessoas que frequentam este espaço, como funcho, boldo, bálsamo, hortelã, capim cidreira, melissa e levante”, disse a pediatra.
Segundo a profissional, no encontro com as participantes do grupo da terceira idade foi explicado a necessidade de ajuda para combater o vandalismo na praça, tanto para que o Jardim Medicinal Unimed possa estar disponível a todos, como para conservação dos bancos, lixeiras, mesas de xadrez e de toda a estrutura da praça.
“Inclusive, o cardápio do evento foi pensado para que elas descobrissem o quão prazeroso e saudável pode ser o uso das plantas medicinais no nosso dia a dia”, disse.
Segundo Lilia, a ideia é que sejam realizados novos encontros com a comunidade dos bairros Novo Horizonte e adjacências, visando a sensibilização para o tema.
“Outro público que pretendemos atingir são as crianças, pois sabemos da capacidade delas de levar adiante esta mensagem de preservação dos bens públicos. Esperamos que este primeiro encontro seja apenas uma semente a germinar para colhermos bons frutos no futuro”, disse a pediatra.