PASSOS – O Hospital Unimed em Passos iniciou oficialmente, na última quinta-feira, 1º, as atividades da sua nova Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI NEO), marcando um importante avanço nos cuidados voltados aos recém-nascidos da região. O serviço faz parte do plano de expansão da Unimed Sudoeste de Minas e representa uma conquista de anos de planejamento e investimento por parte da atual e antiga gestão, em parceria com a equipe de Pediatria do hospital.
Com estrutura moderna, equipamentos de última geração e uma equipe multiprofissional capacitada, a UTI NEO se torna um centro de referência regional para o atendimento de bebês de média e alta complexidade. “A UTI Neonatal tem, do ponto de vista assistencial, uma importância muito grande. Será o centro de referência para esses bebês, com tudo que é necessário: estrutura física, protocolos alinhados aos grandes centros, equipamentos de ponta e, principalmente, uma equipe com experiência e preparo”, afirma o pediatra neonatologista e coordenador médico da unidade, Dr. André Luiz Silva.
A nova UTI foi projetada para funcionar em sintonia com a maternidade do hospital, possibilitando um fluxo integrado desde o parto até a assistência intensiva neonatal. “Pretendemos ser referência também em cirurgia infantil e anomalias congênitas, com equipe preparada e toda a estrutura necessária para isso”, complementa Dr. André Luiz.
Do ponto de vista técnico e assistencial, a unidade segue integralmente as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que incluem: identificação correta, comunicação efetiva entre profissionais, segurança na administração de medicamentos, cirurgia segura, prevenção de infecções e prevenção de quedas e lesões. “Cada protocolo foi cuidadosamente planejado com base em evidências e nas melhores práticas de controle de infecção”, explica Priscilla Corrêa Rabello, coordenadora da Qualidade e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Unimed. Ela reforça que “o objetivo é oferecer um cuidado de excelência e com máxima segurança aos recém-nascidos”.
Para garantir a alta performance desde o início das atividades, as equipes de Enfermagem e Fisioterapia que atuarão exclusivamente na UTI NEO passaram por um intensivo processo de capacitação. Foram realizados ciclos de treinamentos teóricos e práticos, abordando temas diretamente relacionados à assistência neonatal, como Amamentação e Ordenha à Beira Leito, Banho Humanizado, Cuidados com Fototerapia, Nutrição Parenteral em Neonatos, Cuidados de Neuroproteção, Passagem de Sondas, Admissão e Alta, Cuidados com CPAP e Cateter de Alto Fluxo, entre outros.
A coordenadora da UTI NEO, enfermeira Maeli Oliveira, celebra o início das atividades com entusiasmo. “A inauguração da UTI Neonatal representa uma conquista para toda a região. Com a chegada dessa unidade, reforçamos nosso compromisso de oferecer cuidados especializados, de qualidade e humanizados aos recém-nascidos. Estamos preparados para atender casos de média e alta complexidade, e com essa estrutura, pretendemos ser a referência para a saúde neonatal da nossa região”, afirma Maeli. Ela também destaca a importância do trabalho em equipe e da capacitação contínua, que são fundamentais para garantir a excelência no atendimento.
“A pediatria 24 horas foi a primeira conquista e, agora, a chegada da UTI Neonatal consolida ainda mais nosso compromisso de profissionalizar e ampliar a assistência aos nossos clientes. Estamos preparados para dar suporte completo, desde o nascimento até os cuidados intensivos, tudo em um ambiente que prioriza o cuidado integral e a segurança do paciente”, completa Dr. André Luiz Silva