PASSOS – A Unimed Sudoeste de Minas realizou nesta quinta-feira, 6, o evento “A pauta do dia é saúde”, em que a equipe de Fisioterapia do Núcleo de Atenção à Saúde visitou a redação de jornais, rádios e TV parceiras da cooperativa de trabalho médico. O objetivo é estimular o autocuidado no ambiente profissional e homenagear os comunicadores. A ação foi realizada na véspera do Dia Mundial da Saúde e Dia do Jornalista, comemorados no dia 7 de abril.
Durante as visitas, foram realizadas sessões de alongamento e relaxamento , além da entrega de kits para presentear os profissionais de comunicação. Participaram da ação colaboradores das rádios Alternativa, Vida e Ind FM, o jornal Folha da Manhã e outros. A ação está alinhada com o movimento “Mude1Hábito Unimed”, que busca gerar conscientização sobre prevenção e promoção da saúde, estimulando que cada pessoa possa iniciar uma mudança de hábitos de acordo com sua rotina, trazendo várias possibilidades de trazer mais qualidade de vida e bem-estar ao dia a dia.
“Na correria do dia a dia, em busca de trazer em primeira mão a informação para seus leitores, ouvintes ou telespectadores, muitas vezes estes profissionais não tem tempo para cuidar de si mesmos. Queremos com esta ação estimular que cada um possa refletir sobre seus hábitos e tirar um tempinho para o autocuidado, como ter o hábito de se alongar no trabalho, sabendo que estas pequenas atitudes têm um grande reflexo quando se tornam parte da rotina. Além disso, é uma forma da Unimed se aproximar ainda mais destes profissionais tão importantes para a divulgação de assuntos relacionados à saúde”, explicou a assessora de Comunicação e Marketing da cooperativa, Priscila Borges.
As fisioterapeutas Heloísa Sousa e Wilza Avelar citam alguns dos benefícios do alongamento e relaxamento no ambiente de trabalho. “O alongamento ajuda a aliviar dores, previne lesões, aumenta a flexibilidade e pode colaborar na melhoria da postura. Por outro lado, o relaxamento ajuda a aumentar a concentração na jornada de trabalho e diminui o estresse diário, o que colabora para aumentar a produtividade e estimula a criatividade, competências necessárias especialmente para estes profissionais”, detalham.
O jornalista Marcelo Augusto Ribeiro, que trabalha na Rádio Alternativa desde 2018, ressaltou que foi a primeira vez que uma instituição de saúde fez uma ação voltada aos profissionais de comunicação. “O ambiente de rádio é muito estressante, a respiração é primordial para quem trabalha nesta área e também é um tipo de trabalho em que passamos sentados por muito tempo. Por isso, foi muito interessante aprender técnicas de alongamento e de relaxamento por meio da respiração. São exercícios simples, mas que fazem toda a diferença para melhoria da saúde física e mental no ambiente de trabalho”, considerou o jornalista.