21 de março de 2023
Cooperativa pretende inaugurar, ainda no primeiro semestre, parte da estrutura ampliada do Hospital Unimed em Passos./ Foto: Divulgação.
PASSOS – Fundada em 22 de março de 1993 por um grupo de médicos da região, a Unimed Sudoeste de Minas celebra orgulhosa seus 30 anos de história, focando seus esforços na ampliação de seus serviços. No início, quando contava com 30 médicos cooperados, não se vislumbrava ainda o crescimento que a cooperativa de trabalho médico atingiria em seu Jubileu de Pérolas, com as quatro unidades de recursos próprios: o Hospital Unimed, a Sede Administrativa e os Núcleos de Atenção à Saúde em Passos e em Piumhi, 95 médicos cooperados, cerca de 200 colaboradores, menores aprendizes e estagiários e mais de 9000 vidas cuidadas pela Unimed Sudoeste de Minas.
Além de Passos, a cooperativa de trabalho médico está presente em outras 16 cidades da região, destacando-se Piumhi, Alpinópolis, Itaú de Minas, Capitólio e São Roque de Minas. A atual Diretoria Executiva da Unimed Sudoeste de Minas, que iniciou sua gestão em 01 de abril de 2021, é composta pelo diretor-presidente Cláudio Antônio Félix de Oliveira, pelo diretor administrativo Renato Ribeiro do Valle e pelo diretor financeiro João Luiz de Lima Souza.
Para a Diretoria Executiva, a Unimed Sudoeste de Minas vive um momento ímpar em sua história. Em breve, será inaugurado o terceiro andar do Hospital Unimed em Passos, que permitirá uma ampliação dos leitos de internação da unidade, bem como a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTI Neonatal.
“Hoje a Unimed Sudoeste de Minas é uma instituição de referência para a saúde na região Sul de Minas e, mais do que isso, atende casos de alta complexidade de outras regiões do estado. Estamos investindo na reforma e ampliação do hospital, focados em atender esta demanda regional, ao mesmo tempo em que valorizamos o cuidado humanizado e nos dedicamos à capacitação de nossas equipes. Ainda este ano, também pretendemos a reestruturação do Serviço de Nutrição e Dietética – SND e da lavanderia do hospital”.
Além dos investimentos no Hospital Unimed em Passos, a cooperativa também está ampliando sua atuação em Piumhi e região, onde recentemente foram fechados contratos que permitiram um crescimento de mais de 1000 novos beneficiários para a carteira da Unimed Sudoeste de Minas. Por isso, o Núcleo de Atenção à Saúde em Piumhi está passando por amplo crescimento, com contratação de psicólogas e fisioterapeutas, ampliando a equipe que já conta, apenas neste local, também com Fonoaudiologia e Nutrição e onze especialidades médicas, como Pediatria, Cirurgia Vascular e Endovascular, Neurologia, Oftalmologia,Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, entre outras.
O diretor administrativo Renato Ribeiro do Valle acrescenta que todas as inovações só estão sendo possíveis pelo trabalho construído ao longo dos anos por todos os cooperados que estão e que já passaram pela Unimed Sudoeste de Minas.
“O passado nos ensina muito e reconhecemos os esforços empreendidos por muitos médicos que estiveram conosco. Em vários momentos, o Hospital São José, que fora arrendado por nós em 2008 e cuja estrutura hoje estamos reformando, foi alvo de críticas. Porém, sempre foi o suporte para a Unimed em Passos e, ao longo dos anos, já estávamos fazendo diversos aportes tecnológicos e estruturais, que se intensificaram com a aquisição do hospital em 2020, quando passou a chamar-se Hospital Unimed. Outra lição que aprendemos com o passado foi sobre a necessidade de diversificarmos nossa carteira. Há alguns anos, vimos que a dependência de apenas um contratante não era a situação mais adequada e sustentável para nossa Unimed. Hoje, com uma carteira Pessoa Jurídica muito mais extensa, percebemos que temos uma situação muito mais equilibrada financeiramente, além de poder contribuir com o benefício do plano de saúde para o crescimento de diversas empresas e instituições da região”, destaca.
Já o diretor financeiro João Luiz de Lima Souza reitera outros investimentos que a Unimed Sudoeste de Minas está fazendo para garantir um melhor atendimento aos seus beneficiários. “Recentemente, mudamos nosso Núcleo de Atenção à Saúde para a Rua Lavras em Passos, em um ponto com estrutura muito mais moderna e adequada tanto para os clientes, quanto para médicos e colaboradores”, finaliza.
Ex Diretor-presidente da cooperativa, o cirurgião geral Heitor Sette Filho esteve ligado à Diretoria Executiva da instituição até março de 2021 e é memória viva da história da cooperativa. Ele conta que, no início da década de 90, houve um movimento na região Sul de Minas de criação de diversas cooperativas de trabalho médico, uma iniciativa que ele já conhecia desde os tempos em que havia trabalhado na cidade de Diamantina/MG. Heitor acreditava que era possível trabalhar o cooperativismo médico em Passos, de modo a gerar demanda para os consultórios médicos, uma gestão democrática entre os cooperados, um sistema que garante retorno à comunidade por meio da Responsabilidade Social e uma forma de combate à concorrência, garantindo longevidade e sustentabilidade também para o então Hospital São José, onde boa parte dos médicos que seriam fundadores da Unimed Sudoeste de Minas atuavam.
“Em dezembro de 1992, houve a fundação da Unimed São Sebastião do Paraíso e eu e o ginecologista e obstetra Jobel Moraes Caetano fomos conhecer como era o funcionamento de uma cooperativa de trabalho médico. Tivemos um suporte e apoio da Unimed Federação Minas, que se prontificou a nos auxiliar no processo. Achamos o sistema muito viável de ser implantado em Passos e reunimos alguns médicos para explicar como a cooperativa funcionava e verificar o interesse deles em participar. Fizemos um encontro com 30 médicos e fundamos a Unimed Sudoeste de Minas”.
Pela proatividade em buscar as informações sobre o processo de fundação da cooperativa, Heitor logo foi apontado pelos cooperados como a pessoa mais indicada para fazer parte da Diretoria Executiva da Unimed Sudoeste de Minas e, apesar de aceitar o desafio, sentiu que precisaria investir em cursos voltados à Administração em Saúde, o que ele fez participando de capacitações do Sistema Unimed. Foram 28 anos ligado à Diretoria Executiva da instituição.
“Foi uma experiência emocionante e alegre na maior parte das vezes, mas também de muitos desafios. Especialmente no início, quando não tínhamos praticamente nada para estruturar a Unimed e, muitas vezes, nos vimos diante de questões financeiras difíceis de ultrapassar. Hoje, é gratificante olhar para trás e ver tudo que conquistamos. Para mim, o momento mais emocionante foi a aquisição do Hospital Unimed, que aconteceu pouco tempo antes que eu deixasse a Diretoria Executiva. Eu tinha certeza que a nossa sobrevivência e nosso crescimento dependiam deste investimento estratégico. Apesar de ter sido difícil convencer os cooperados sobre a necessidade desta decisão, hoje eu me sinto como um pai que vê o filho se formar ao passar pelas obras de reforma e ampliação do Hospital Unimed. Sinto muito orgulho de ver este filho crescer. Penso que deixei minha missão cumprida e que eu precisava deixar a diretoria para que outros cooperados também pudessem contribuir para o desenvolvimento da cooperativa”, finaliza Heitor Sette Filho.