Destaques Saúde

Unidade de AVC em Passos apresenta plano de trabalho

17 de julho de 2023

Exposição ocorreu na Câmara Técnica da CIB das microrregionais, onde os gestores de saúde conheceram as ações para fortalecimento e organização do atendimento regional./ Foto: Divulgação.

PASSOS – As ações desenvolvidas para o atendimento de urgência a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) em unidades específicas (Unidade de AVC), na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos), foram apresentadas na Câmara Técnica da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) das microrregionais no mês de julho.

Segundo a SRS Passos, a apresentação foi realizada pelo médico Paulo Prado de Vasconcelos, responsável técnico pela Unidade de AVC da Santa Casa de Misericórdia de Passos, a convite da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS).

De acordo com a SRS Passos A Unidade de AVC Tipo III da Santa Casa de Misericórdia de Passos é financiada com recursos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para apoio e fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência (RUE), de acordo com a Resolução SES-MG nº 7.169/2020.

Conforme ainda a SRS Passos, o recurso de R$ 1,5 milhão foi destinado para custeio das ações da linha de cuidados em AVC, como tratamento, capacitação de equipes, disponibilização de protocolos clínicos e assistenciais, telemedicina para tratamento agudo do AVC, entre outras relacionadas na resolução.

O acidente vascular cerebral é frequente em adultos e é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade funcional para as atividades de vida diária. Assim, é importante que os profissionais de saúde, principalmente os que trabalham em emergências, tenham conhecimento sobre as primeiras medidas, como reconhecer a doença e direcionar o paciente para um melhor tratamento possível”, destaca Kátia Rita Gonçalves, superintendente Regional de Saúde de Passos.

“O investimento em capacitação de equipes de saúde pode salvar vidas ou reverter os sintomas que muitas vezes seriam irreversíveis sem o tratamento correto. As orientações relacionadas ao AVC envolvem o protocolo médico que deve ser seguido, incluindo medicamentos que devem ser administrados, e como a rede em saúde deve estar organizada”, acrescentou.