Destaques Geral

Unelagos pede medidas imediatas para proteção do Lago de Furnas

16 de junho de 2023

Foto: Arquivo FM.

FORMIGA – A União dos Empreendedores dos Lagos de Furnas e Peixoto (Unelagos) defende medidas imediatas para a proteção do Lago de Furnas. A entidade pede a aplicação prioritariamente do recurso de R$ 230 milhões anuais, que serão repassados por 10 anos, para investimentos no saneamento básico dos municípios que compõem o ‘Mar de Minas’, por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Lago de Furnas (Cimlago), criado pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago).

O presidente da Unelagos, Thadeu Alencar, destacou, nas redes sociais, que esse recurso é destinado para a região do Lago de Furnas, por meio da lei de capitalização da Eletrobras, enfatizando que um dos artigos traz como requisito o repasse de R$ 230 milhões durante 10 anos.

“O que a gente defende na Unelagos é que esse recurso seja utilizado, por meio do Cimlago, de forma prioritária, na questão do saneamento básico do Lago de Furnas. Hoje, infelizmente, a maioria das cidades não tem todos os pilares de saneamento cumpridos, inclusive tratamento de esgoto adequado”, ressaltou.

Segundo o presidente, a entidade sabe das dificuldades dos recursos dos municípios, porém, esse eles existem e estão na Lei de capitalização, pedindo assim, que sejam aplicados corretamente e prioritariamente na questão do saneamento, que se torna cada vez mais urgente.

“Agora, temos a água e a possibilidade de crescimento. Temos que fazer isso de forma correta, respeitando o meio ambiente, a saúde pública e também garantindo que o ‘Mar de Minas’ vá ficar para as futuras gerações. A gente conta com a colaboração de todos nessa luta, de continuar brigando para manter a cota mínima, o respeito à emenda 106 e também a garantia que tenhamos um lago saudável, um saneamento básico para que o entorno seja respeitado”, disse o presidente.