Destaques Geral

Unabem abre inscrições com 60 vagas para as turmas de 2025

30 de novembro de 2024

As inscrições para o curso gratuito, destinadas a pessoas acima de 60 anos, vão até 25 de fevereiro, das 13h30 às 16h30, no bloco 5 (Cire), na Rua Colorado, 700. / Foto: Divulgação

Luisa Scandorilli

PASSOS- A Universidade Aberta para a Maturidade (Unabem) abriu 60 vagas para 2025. As inscrições para o programa, desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) de Passos, podem ser feitas até 25 de fevereiro do próximo ano, no Bloco 5 (Cire), que fica na rua Colorado, 700. O curso é gratuito e para participar é necessário ter mais de 60 anos, apresentar o documento de identidade e uma foto 3×4.

Segundo a coordenadora da Unabem, Débora Cazelato, os ingressantes de 2025 farão parte da turma branca, que conta com quatro disciplinas obrigatórias: autodesenvolvimento e cidadania, expressão corporal na maturidade, memórias e registros e aspectos biopsicossociais do envelhecimento.

“Além disso, temos aulas de coral e de dança, caso queiram participar. Aqui, recebemos intervenções de diversos cursos (Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Medicina, entre outros) com palestras, oficinas e momentos descontraídos”, disse.

O programa foi iniciado pela Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), em 2006, tendo como idealizadoras as professoras Laura Gianini, Silvia Maria Oliveira Soares Maia e Leila Maria Suhadolnik. Em 2008, o passou a ser gratuito e se expandiu. Hoje, o conta com cinco turmas de alunos com 60 a 92 anos.

“O objetivo principal do curso é oferecer oportunidades para que a pessoa desenvolva todas as suas possibilidades de convivência, de aprendizagem, de lazer e de envolvimento com as questões sociais e ambientais. E também oportunizar que faça resgates contínuos de memória, de saberes e sabores, aumente sua autoestima e das pessoas com as quais convive reelaborando continuamente o seu jeito de viver”, afirma a coordenadora.

Atualmente a Unabem atende em torno de duzentos alunos de Passos e região, o que corresponde apenas 1% da população idosa do município.

“Nossa expectativa é que o programa se espalhe e chegue em regiões mais periféricas, atingindo idosos com maior vulnerabilidade e que, no futuro, possamos estabelecer parceria com os Cras e que possamos contar com uma ajuda mais ativa da prefeitura nas demandas solicitadas”, informa.