Destaques Geral

Ufla Paraíso oferece 50 vagas em Administração Pública 

14 de setembro de 2024

Câmpus UFLA Paraíso terá 50% das vagas para agentes públicos e outra metade observará aspectos da lei de cotas ./ Foto: reprodução 

S. S. PARAÍSO – A Universidade Federal de Lavras (Ufla) divulgou edital do curso de Administração Pública. Com graduação Bacharelado, o conteúdo será ministrado na modalidade de ensino a distância, com matrícula inicial no 1º semestre letivo de 2025. Do total de 250 vagas disponibilizadas em seis unidades, 50 foram reservadas para o campus em São Sebastião do Paraíso.

O período de inscrições inicia-se na próxima segunda-feira,16, e irá até 15 de outubro. O prazo para a conferência dos dados será até 21 de outubro, e a divulgação da relação dos candidatos acontecerá em 25 de outubro. Em 1º de novembro haverá a divulgação do resultado preliminar, e entre os dias 4 a 5 de novembro será o período de recurso. A análise será feita entre os dias 7 a 8 de novembro.  A divulgação do resultado final dos aprovados sairá no dia 18 de novembro. 

A iniciativa atende aos objetivos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Junto com a quantidade de vagas o edital também torna pública as condições de habilitação às vagas oferecidas. O documento ainda apresenta o cronograma com as datas e prazos a serem observados pelos candidatos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico: <https://cops.ufla.br/>. 

A Ufla está ofertando 250 vagas, distribuídas por categoria e cotas de vagas reservadas. Além da sede principal, em Lavras, a oferta atende aos municípios de Bom Despacho, Santa Rita de Caldas e Varginha. Para o câmpus de São Sebastião do Paraíso, foram reservadas 50 vagas. A ocupação das vagas oferecidas no curso será realizada de acordo com a escolha do candidato observando as respectivas categorias. Há reserva de no mínimo 50% ao atendimento de cotas para pessoas pardas, pretas, com deficiência e outros itens constantes na Lei nº 12.711/2012. A outra metade das vagas destina-se aos agentes públicos sendo que, caso não sejam ocupadas, serão destinadas para ampla concorrência. 

O tempo mínimo de integralização do curso está previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A modalidade do curso é Educação a Distância, com atividades presenciais mensais obrigatórias a serem desenvolvidas nas cidades-polo por meio de encontros previamente agendados, inclusive com possibilidade de realização nos fins de semana. O calendário letivo da Ufla considera sábado como dia letivo e os encontros presenciais nos polos acontecerão, preferencialmente, aos sábados. Assim, todos os matriculados, independentemente de confissão religiosa ou de outro motivo, deverão cumprir, ao longo do curso, as atividades acadêmicas determinadas para esse dia. 

Para realização do curso, os alunos deverão ter acesso à Internet e conhecimento básico de informática para elaborar textos, acessar correspondência eletrônica, e interagir, pela Internet, com tutores e professores dos cursos. Havendo número de inscritos superior ao número de vagas ofertadas por cidade polo e categoria, a classificação dos candidatos será feita por meio de sorteio público. Ao efetuar inscrição, o candidato deverá ter concluído o ensino médio. O candidato classificado que não apresentar condições legais para efetuar a matrícula, em conformidade com o edital, não terá direito à vaga.