Destaques Geral

Ufla e Acissp promovem encontro sobre inovação e negócios em Paraíso

18 de março de 2024

Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin-Ufla), sediado no campus Paraíso, foi o palco da segunda edição do MeetUp Acissp/Ufla. O evento, realizado em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), reuniu cerca de 90 pessoas entre docentes, estudantes, gestores, empresários e empreendedores da região.

O tema central do 2º encontro foi “Conhecimento, Inovação e Parceria como Diferencial”, visando promover a discussão de assuntos fundamentais para o impulsionar negócios. As palestras foram ministradas pelo diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia do campus Paraíso, Leonilson Kiyoshi Sato Herval, e pelo  diretor-executivo  da UP Vendas, Francisco Lúcio Rodrigues Silva.

Na primeira edição, realizada em 2023, foram expostas as tecnologias já criadas pela Ufla e as patentes disponíveis para comercialização. Desde então tem sido enfatizada a importância da participação ativa do meio empresarial, seja por meio de editais de fomento ou estabelecendo colaborações diretas com a academia para projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Leonilson enfatizou o propósito de aproximar o meio acadêmico do setor empresarial. “O MeetUp tem essa função de conectar os empresários, o pessoal da indústria da região com os docentes da Universidade, que são pesquisadores, para estabelecer uma conexão e parcerias. Desta forma, os participantes podem entender melhor sobre o que é inovação baseada em ciência, fomentando parcerias que permitam uma compreensão ampliada sobre inovação científica e suas aplicações. O objetivo é criar laços e parcerias estratégicas robustas, maximizando o potencial de inovação de ambos os setores”, destacou o docente.

Durante o evento, o palestrante Francisco Lúcio destacou a interação essencial entre o meio empresarial e o universitário empresarial e a universitária. Sua fala elucidou como essa colaboração pode acelerar a inovação tecnológica, beneficiando tanto a academia quanto o mercado.

O MeetUp também motivou os participantes a se aprofundarem nas pesquisas desenvolvidas pela Universidade e a explorar formas de contribuir e se beneficiar dessa interação de saberes.

“Este é, definitivamente, um marco para a região, inaugurando uma nova fase de cooperação entre a Universidade e o setor industrial, abrindo caminho para um futuro de inovações tecnológicas. O MeetUp evidencia a nossa capacidade de desenvolver tecnologias avançadas e facilitar o intercâmbio de experiências, fortalecendo as bases para futuras parcerias com o setor privado. É também uma maneira de destacar o trabalho em educação empreendedora e inovação que estamos realizando na Ufla”, concluiu Leonilson.