BELO HORIZONTE – A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) registrou 16.718 inscrições por meio do Sistema de Seleção Unificada 2023 (Sisu).
De acordo com dados da Pró-Reitoria de Graduação, os cursos mais procurados na instituição foram medicina (bacharelado, integral), com 918 inscrições; estética e cosmética (tecnólogo, noite), com 572; psicologia (bacharelado, noite), com 530, design de moda (bacharelado, tarde), com 501; e design gráfico (bacharelado, manhã), com 451.
Ainda conforme informações do órgão, psicologia (bacharelado, manhã; 402), design gráfico (bacharelado, noite; 377), biomedicina (bacharelado, manhã; 346), direito (bacharelado, noite; 268) e fisioterapia (bacharelado, tarde; 294) completam a lista dos dez mais procurados.
Este ano, a universidade disponibilizou 1.614 vagas pelo Sisu, para a ampla concorrência, em 120 cursos de graduação. Todas as unidades acadêmicas da instituição, localizadas em 16 municípios mineiros, com exceção da Escola de Música, tiveram cursos oferecidos para a seleção do Ministério da Educação do governo federal.
Segundo a Uemg, os candidatos que foram convocados pela chamada regular, divulgada na última terça-feira, 28, têm até a próxima quarta-feira, 8, para realizar as matrículas. Para isso, é preciso preencher requerimento de matrícula, disponível neste link: https://www.uemg.br/component/phocadownload/category/2113-ingresso-para-o-1-semestre e também entregar a documentação estabelecida em edital.
Além disso, quem não foi selecionado na chamada regular tem até 8 de março para manifestar interesse em participar da lista de espera, cuja convocação ocorre a partir do dia 14 de março. Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas ao e-mail: processo.seletivo@uemg.br ou através do canal Fale Conosco.
Modalidades de ingresso
Além do Sisu, a Uemg possui outras três modalidades de ingresso. A principal delas é o vestibular, que está em andamento. As outras opções, por sua vez, são a transferência, reopção e obtenção de novo título. Atualmente, a instituição possui cerca de 21 mil estudantes matriculados e um corpo docente formado por quase 1,7 mil professores. Conta ainda com 133 cursos de graduação, 26 cursos de especialização, 9 mestrados e 2 doutorados.