25 de setembro de 2024
A feira deve promover a educação científica dos jovens passenses, além de divulgar os cursos da Uemg./ FOTO: REPRODUÇÃO
Luisa Scandorilli
PASSOS- A 3ª edição da Feira de Ciências e Profissões (FeiCiPro) da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) acontece nesse sábado, 28, no Bloco 5, localizado na Rua Colorado,700. O evento será entre 8h30 e 12h.
Durante a feira é organizada uma mostra cientifica do Centro de Ciências (CDC) da Uemg, onde serão expostos experimentos e equipamentos sobre ciências naturais de forma interativa e divertida, além de atividades organizadas pelos centros acadêmicos e as atléticas da Uemg Passos.
De acordo com o professor e integrante da equipe de coordenação do evento Inaian Pignatti Teixeira, a ideia da feira surgiu em agosto de 2021, quando foi fundado o Grupo de Estudos, Pesquisa e Apoio Científico (Gepa) para promover o pensamento científico na educação.
“Com a abertura de financiamento para feiras de ciências, foi criada uma oportunidade de incentivar a cultura científica em Passos, em parceria com a Secretaria de Educação e outros professores”, disse.
Segundo ele, inicialmente a proposta era uma feira de ciências municipal, mas devido ao retorno pós-covid, foi adaptada para incluir feiras escolares e novos eventos, resultando na Feira de Ciências e Profissões da Uemg Passos, atualmente envolvendo mais de trezentos e vinte colaboradores.
Conforme Inaian, o público-alvo do evento é formado por alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Passos e região. Contudo, a FeiCiPro é um evento que foi desenhado para atrair a comunidade em geral.
“Como não é necessário cadastro ou inscrição prévia, nos anos anteriores, por exemplo, tivemos vários perfis de visitantes. Era fácil identificar, por exemplo, visitantes em grupos familiares, comunidade da própria Uemg, autoridades e personalidades da cidade e os próprios professores orientadores dos grupos da Feira de Ciências”, completou.
Inaian ainda firma que a FeiCiPro é um evento que visa proporcionar condições favoráveis para a divulgação e popularização da ciência como estímulo à reflexão crítica, uma vez que os alunos da educação básica visualizam uma série de experimentos, explicações científicas, desenvolvem e apresentam seus próprios projetos de pesquisa na feira de ciências.
“Adicionalmente, acreditamos que, por meio da Feira de Profissões estimulamos os jovens estudantes da educação básica a conhecerem as carreiras das áreas científicas, tecnológicas e de docência, uma vez que podem ter contato e se aprofundar nos 26 cursos de graduação oferecidos pela Uemg Passos”, adicionou.
A expectativa, de acordo com o professor, é que ao longo das 3 horas e meia o evento receba mais de 3 mil pessoas e o número de trabalhos apresentados na Feira de Ciências alcancem mais de sessenta projetos.
“Esperamos também que tenhamos mais visitantes de outras cidades da região (nas edições anteriores foram mais de 8 cidades do entorno) já que, para essa edição, temos também uma parceria com a Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso”, disse.