Ícone do site Folhadamanha

Uemg promove 1º Seminário sobre Alfabetização em Passos

Evento dispõe de sete eixos de estudos, entre eles, de leitura, escrita e infância./ Foto: Reprodução.

Luciene Garcia

PASSOS – A Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) promove entre os dias 11 e 13 de setembro o “I Seminário Internacional de Alfabetização e Letramento” (SIALE), com a participação dos cursos de Pedagogia da instituição. Segundo a Uemg, o evento deve tratar do legado da educadora, linguista e pesquisadora Magda Soares, conhecida pela referência em alfabetização no Brasil.

De acordo com a programação, a unidade Passos será responsável por sediar a primeira edição, na modalidade presencial e virtual, que tem como público-alvo, além da comunidade acadêmica, profissionais da área de educação que trabalham com temáticas ligadas ao letramento e alfabetização na rede pública de ensino. Os interessados podem se inscrever até o dia 13 de agosto.

Segundo a presidenta da comissão organizadora do seminário, professora Taís Aparecida de Moura, todo o cronograma de atividades será gratuito, inclusive para a inscrição de trabalhos acadêmicos que serão apresentados no evento.

“As apresentações dos trabalhos do I SIALE serão por meio de Comunicação Oral, na modalidade presencial e virtual. Para as apresentações virtuais, posteriormente, os autores e autoras receberão um e-mail com mais informações e link de acesso”, disse a professora.

Segundo ela, os trabalhos do seminário podem ser inscritos em sete diferentes eixos temáticos – Eixo 1: Leitura, Escrita e Infância; Eixo 2: Multiletramentos: práticas e resistências; Eixo 3: Formação inicial e permanente de professores alfabetizadores; Eixo 4: Currículo, inclusão e alfabetização; Eixo 5: Políticas de alfabetização e letramento; Eixo 6: Alfabetizar e letrar em tempos de (pós) pandemia; Eixo 7: Alfabetização e Educação Literária.

“O I SIALE tem por objetivo promover reflexões e trocas entre estudantes e profissionais da educação que se interessam sobre a alfabetização e letramento. Além disso, objetiva-se especificamente viabilizar mais diálogos e interações interunidades da Uemg, fortalecendo esta instituição como uma referência de educação e formação de qualidade no estado de Minas Gerais”, reforçou Taís.

“Atento ao movimento de internacionalização de nossa instituição, nosso evento também cumpre com o objetivo de avançar nas reflexões junto a pesquisadores que estão em outros países e que poderão falar-nos e ouvir-nos durante sua realização”, destacou.

Sair da versão mobile