Destaques Geral

Uemg participa de conferência nacional de ciência e tecnologia

1 de agosto de 2024

Ao longo dos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto são discutidos o futuro da ciência, da política e inovação no Brasil para os próximos 10 anos / Foto: Reprodução

PASSOS – A reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Lavínia Rosa Rodrigues, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Vanesca Korasaki, representaram a instituição na abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), na última terça-feira, 30, em Brasília.

O evento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do secretário-geral da CNCTI, Sérgio Rezende, termina nesta quinta-feira, 1º de agosto.

Também participaram o chefe de gabinete da Uemg, Raoni Bonato, e a coordenadora geral do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT), Fernanda Bustamante.

Segundo a universidade, as conferências nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação são fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa no Brasil, e proporcionam um espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas. A 5ª Conferência Nacional é resultado das discussões e propostas levantadas nas conferências estaduais, como a realizada em Minas Gerais nos dias 4 e 5 de abril, na sede da Fapemig, que também contou com a participação ativa da Uemg.

No discurso de abertura, o presidente Lula destacou o papel da ciência para o desenvolvimento do país. “Hoje é um dia histórico para o país. Um dia marcante para a sociedade. O Brasil precisa aprender a voar sozinho”, disse para a plateia na plenária principal do complexo Brasil 21.

O presidente se referiu à proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), feita pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e entregue a ele. O plano apresenta cinco eixos que vão direcionar a política da área. “É muito importante que vocês não tratassem o dia de hoje como uma coisa menor, como uma coisa insignificante. Os cientistas estão pensando no Brasil”, enfatizou o presidente.

O tema desta edição da CNCTI é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”. Desde dezembro de 2023, foram realizados mais de 270 eventos preparatórios, envolvendo mais de 100 mil pessoas de diferentes setores sociais e em todos os estados do Brasil.