Destaques Educação

Uemg inicia programa de recepção de calouros 2024

12 de março de 2024

Calouros de jornalismo na recepção de segunda-feira./ Foto: Divulgação.

Lívia Peres

PASSOS – Desde o início desta semana, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) está recebendo os novos estudantes da instituição. A recepção dos calouros vai até o dia 23.

Com o início das aulas na segunda-feira, 18, os cursos receberam os novos estudantes com programações para as duas semanas. A recepção, além de trazer dinâmicas para os calouros, também tem a função de mostrar como a universidade funciona.

O Diretório Acadêmico, junta à direção Acadêmica, ao Núcleo de Apoio ao Estudante e à Coordenação de Pesquisa e Extensão, preparou a segunda semana de recepção. Segundo a presidente Luana Martins, a recepção dos calouros foi criada em 2023.

“Concordamos que é importantíssimo que os alunos se sintam acolhidos nesse primeiro momento, visto que muitos tiveram de se mudar de outras cidades, entre outros motivos que reiteram sua necessidade de acolhimento por parte dos alunos veteranos e de demais membros da nossa universidade”, afirma Luana.

O diretório estará presente, também, por meio de seus diversos integrantes tanto nas semanas de recepção organizadas pelos centros acadêmicos, quanto na semana de recepção organizada em conjunto pela Uemg.

Segundo a vice-presidente do Centro Acadêmico de Jornalismo Vladimir Herzog, Raissa Bicalho, todo ano é feita a semana de recepção dos “bichos” na primeira semana para ajudá-los a se adaptarem e conhecerem a faculdade.

“Nós como Centro Acadêmico temos a função de explicar para eles, nossa programação é totalmente voltada para as questões de os calouros conhecerem a instituição e entender como o curso funciona. Então temos apresentações e explicamos questões mais burocráticas da Uemg”, relata.

O presidente da Atlética Lobo da Serra, Álvaro Carvalho, concorda que a semana de recepção pode ser considerado um dos eventos mais importantes da Uemg. “Digo por experiência própria. Foi na minha semana de recepção que trouxe amizades incríveis e fui bem orientado muito sobre o funcionamento da faculdade”, relata.

A Lobo da Serra, segundo Álvaro, não preparou nada em especial, mas estará presente com alguns centros acadêmicos e atléticas, auxiliando na recepção dos calouros e participando deste momento de integração.

O Centro Acadêmico de História também se prontificou em recepcionar os calouros da melhor maneira. A presidente, Paulina Rattis, diz que prepararam uma recepção bem calorosa, fazendo tudo para os novatos sentirem que a Uemg é a casa deles.

“Planejamos uma semana introdutória com o intuito de apresentar a universidade, o curso e a vida acadêmica. Priorizamos trazer algo que sentimos falta nas nossas próprias recepções, principalmente para evitar que os ‘bichos’ fiquem perdidos”.

Os centros acadêmicos entrevistados contaram que essa primeira semana de recepção foi organizada por eles, mas na segunda a organização é da instituição.

“Apesar de termos nossa própria recepção, também optamos por aderir a da Uemg. Aceitamos a ideia de introduzir os calouros a outros cursos, servidores e para que tenham contato com a universidade além do curso de História”, comenta Paulina.

Os cronogramas das recepções estão todos nas redes sociais. Os de cada curso são acessados pelos Instagram próprios e a Uemg também disponibilizou nas redes sociais.