Ícone do site Folhadamanha

Uemg e GCM de Passos fazem parceria para segurança em unidade

Participaram do encontro o vice-diretor da Uemg em Passos, Vinícius de Abreu D'Ávila, o secretário de Segurança Pública, Leonardo Abdala, e o chefe de Divisão da Educação do Trânsito e Estatísticas, Roberto Francisco dos Santos / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – O campus de Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e a Guarda Civil Municipal (GCM) do município firmaram uma parceria, na última terça-feira, 11, para intensificar a segurança nas proximidades dos blocos da instituição de ensino.

Segundo informações da Uemg, a reunião foi resultado do trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação, que destacou a demanda a partir do levantamento de sugestões entre os estudantes, professores e funcionários da unidade Passos.

Conforme a universidade, está prevista a realização de uma capacitação para os funcionários que atuam como vigilantes nos blocos, campanha de conscientização com informações de segurança pessoal e rondas estratégicas da GCM nas proximidades da universidade.

“Estamos sempre em busca de melhorias. A partir de sugestões da comunidade acadêmica, identificamos essa demanda em relação ao reforço de segurança nas áreas próximas aos blocos. A equipe da Guarda Civil atendeu nosso pedido para discussão de estratégias, estamos felizes com o resultado desta reunião que possibilitou o planejamento de ações que fortalecerão nosso trabalho e cuidado com a comunidade acadêmica”, afirma o vice-diretor, Vinícius de Abreu D’Ávila.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Leonardo Abdala, a vice direção da universidade solicitou o apoio da GCM para reforçar a segurança dos estudantes no período noturno, principalmente entre 21h e 23h, devido a relatos de insegurança na saída da instituição.

“Segundo informações que recebemos, alguns estudantes relataram abordagens por moradores em situação de rua, o que gerou preocupação entre a comunidade acadêmica”, afirma Abdala.

“Diante da solicitação, sugerimos medidas complementares para aprimorar a segurança no local, incluindo a melhoria na iluminação e a realização de podas das árvores. Foi recomendado também que a Uemg enviasse um ofício à Polícia Militar, para reforçar as ações de patrulhamento na região”, afirma o secretário.

Segundo Abdala, como resposta imediata, a GCM se comprometeu a realizar pontos base e passagens periódicas no entorno da universidade. “Além disso, serão oferecidas instruções específicas aos vigilantes da instituição para que possam identificar situações de risco, como veículos suspeitos e abordagens irregulares, e acionar as autoridades competentes sempre que necessário”, afirma.

“Também serão promovidas palestras voltadas aos discentes, abordando dicas de segurança e medidas de autoproteção, consideradas essenciais para evitar furtos e situações de risco. Essas ações serão implementadas com o objetivo de garantir maior tranquilidade e segurança para toda a comunidade acadêmica”, reforça Abdala.

Além do vice-diretor da Uemg em Passos e do secretário de Segurança Pública, também participou do encontro o chefe de Divisão da Educação do Trânsito e Estatísticas, Roberto Francisco dos Santos.

Sair da versão mobile