Vinícius Borges
PASSOS – A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) anunciou, nesta semana, a programação completa do 26º Seminário de Pesquisa e Extensão, que nesta edição possui como tema “Inteligência artificial: pontes entre ciência e sociedade”. As atividades acontecerão de 6 a 8 de novembro e serão abertas ao público geral, ocorrendo de maneira híbrida.
Segundo a coordenadora de pesquisa da Uemg Passos, Michelle Aparecida Pereira Lopes, esse evento busca promover a publicização, a circulação e o compartilhamento de conhecimentos, estimulando a investigação científica e a produção acadêmica, além de integrar as unidades acadêmicas da Uemg.
“Ao todo, teremos 360 pôsteres sendo apresentados aqui em nossa Unidade. O proponente, ao se inscrever, propôs o resumo de sua apresentação; os resumos passam por uma avaliação quanto ao rigor científico que apresentam”, disse a coordenadora em relação a realização e a seleção das apresentações.
Neste ano, a Uemg Passos possuirá mais de 30 apresentações nos formatos de minicurso, mesa redonda, palestra, oficina, dentre outras atividades que serão realizadas no Bloco 5 (Cire). Além da “Introdução a Meliponicultura” a qual ocorrerá no Bloco 7 (Fazenda Experimental) no primeiro dia de evento e as atividades “Narrativas Audiovisuais nos países lusófonos: encontros, fronteiras e territórios comuns” e “Roteiro publicitário para TV” que acontecerão no Bloco 6 nos dias 6 e 7, respectivamente.
De acordo com Michelle, as atividades de pesquisa e de extensão são geridas pelas suas respectivas pró-reitorias e acompanhadas na unidade pelas coordenações de pesquisa e coordenação de extensão.
“Ao longo do ano, os órgãos de fomento abrem editais nos quais os professores propõem seus projetos e, sendo aprovados, ocorrem os processos de seleção e de indicação de bolsistas. Assim, o Seminário de Pesquisa e Extensão da Uemg abre espaço para que a comunidade acadêmica conheça o potencial das pesquisas e da extensão desenvolvidas em nossa unidade”, afirma.
O Seminário de Pesquisa e Extensão é o principal evento institucional da Universidade Estadual de Minas Gerais. Criado em 1996, ele já adotou diferentes configurações, sempre acompanhando as transformações da própria universidade.